Decisão do TCU motivou operação investigando apoio do BNDES à JBS

Decisão do TCU motivou operação investigando apoio do BNDES à JBS

access_time 7 anos atrás

Uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) motivou a deflagração da Operação Bullish da Polícia Federal, ambas investigando possíveis irregularidades em apoios financeiros do BNDES à JBS.

Em abril, o tribunal pediu a abertura de tomada de contas sobre os empréstimos do BNDES à empresa para a aquisição da norte-americana Swift, como antecipou a coluna “Painel”, da Folha.

Em comunicado enviado pelo tribunal nesta sexta-feira (12), o TCU afirmou que considerou irregulares as operações de crédito e de mercado de capitais realizadas pelo BNDES com a JBS neste caso.

“O TCU avaliou que o BNDESPar utilizou recursos superiores ao necessário, sem análise aprofundada da viabilidade econômica do investimento e sem acompanhamento posterior adequado da operação. De acordo com o tribunal, a transação representou risco de investimento para o BNDES e custo zero para a JBS”, afirma o TCU.

A decisão do TCU determinou que os responsáveis pela JBS “apresentem justificativas ou recolham aos cofres do BNDESPar R$ 70 milhões atualizados monetariamente” pelo caso da Swift.

O órgão afirma que atuou em parceria com a a Polícia Federal, que, nesta sexta, anunciou que está investigando outros aportes concedidos à empresa pela BNDESPAr, subsidiária do BNDES, a partir de junho de 2007.

São aportes no valor total de R$ 8,1 bilhões, para a aquisição do frigorífico brasileiro Bertin e os estrangeiros Smithfield, National Beef, Piligrim’s e Tasman Group.

Fonte: Folha de São Paulo

content_copyClassificado como