PDI capacita servidores para Juína avançar no planejamento estratégico

Paralelamente às capacitações de agentes políticos, servidores públicos e sociedade civil organizada, promovidas pelos programas Democracia Ativa, Consciência Cidadã e Gestão Eficaz, que o Tribunal de Contas de Mato Grosso realiza nos municípios polo do Estado, a equipe do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) se reúne com o Poder Executivo local para reforçar a importância do planejamento estratégico no sucesso da gestão. Em Juína, semana passada, além de capacitar os servidores públicos municipais envolvidos com o programa no sistema de Gerenciamento de Planejamento Estratégico (GPE), disponibilizado pelo TCE aos municípios adesos ao PDI, o auditor público externo José Marcelo Almeida Perez se reuniu com o prefeito, Altir Peruzzo, e reforçou a necessidade do envolvimento do gestor para que o programa seja bem sucedido. José Marcelo destacou que a equipe técnica do PDI está começando um trabalho de realinhamento do programa no município em razão da necessidade de atualização e também da mudança de gestão, para avaliar o que continua e o que será excluído e redefinir prioridades. "O que o PDI busca é uma administração eficiente", afirmou. Juína aderiu ao PDI em 2012. Treinamento Servidores que trabalham diretamente com o PDI receberam treinamento no sistema de Gerenciamento de Planejamento Estratégico (GPE). O sistema é utilizado pelo TCE, que hoje possui dois bancos de dados, sendo um exclusivo para os municípios e outro só para uso do Tribunal de Contas. A capacitação ocorreu na quarta-feira (05.04), em duas etapas. Pela manhã, os técnicos conheceram a nova versão do GPE, que foi modificada ano passado e lançada pela Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras (SAUG). Alguns municípios, como Juína, ainda não estavam trabalhando com a nova versão, então os técnicos receberam informações gerais e teóricas sobre o sistema, por meio da apresentação de slides. Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) foi criado com base na própria expertise adquirida pelo TCE-MT como o planejamento estratégico, a utilização de novas tecnologias e a função orientadora para disseminar práticas de boa governança.