Crea-MT inicia migração para repositório do Sistema de ARTs Nacional do Confea

A criação de um banco de dados nacional de Anotações de Responsabilidade Técnicas (ARTs) através de um software que está sendo implementado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) a fim de integrar e consolidar os dados dos 27 Creas de todo o país foi apresentado nesta segunda-feira, 25 de junho, ao presidente do Crea-MT, João Pedro Valente.

A novidade, batizada de ART Nacional, foi explanada por uma comitiva de conselheiros federais que já visitaram 24 Creas e iniciaram a implementação do programa com a migração de dados de cada Regional para a ART Nacional. “Esse programa é uma necessidade antiga do Sistema Confea/Crea e Mútua que está se tornando realidade. O programa provê mecanismos para gestão das atividades registradas na ART, além de avançar na integração e padronização nacional, visando à melhoria dos serviços entregues aos profissionais e à sociedade”, explicou o conselheiro federal Alessandro Machado.

O presidente do Crea-MT, João Pedro Valente, avaliou que “o programa ART Nacional apontará acessos reais da dinâmica das atividades das engenharias, dará maior trânsito às fiscalizações facilitando inclusive o planejamento das mesmas e, atingirá de forma mais democrática todos os profissionais das áreas tecnológicas uma vez que as informações que antes ficavam restritas aos Regionais agora estarão reunidas para serem utilizadas de uma forma estratégica que auxilia na gestão e na rápida tomada de decisões, o que chamamos de Business Intelligence ou BI”.

Segundo o conselheiro Zerilson de Oliveira Neto, o Crea-MT é o 25 Regional a realizar o repositório de registro de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). “Mesmo após a migração de todos os 27 Creas, no final de julho deste ano, cada Regional ainda continuará tendo o seu próprio sistema de ART online, mas com a implementação desse repositório, haverá a centralização das ARTs numa base de dados nacional. Com isso, todos poderão emitir relatórios com dados nacionais sobre os profissionais e empresas registradas no território brasileiro”, informou.

Ainda, segundo o conselheiro Alessandro Machado, essas visitas aos Regionais estão sendo realizadas para facilitar a implementação do programa ART Nacional, apresentando as APIs (Interface de Programação de Aplicativos), que são as interfaces de comunicação entre os sistemas utilizados. Entre os dados que poderão ser consultados nacionalmente estão os de: profissionais, empresas, leigos, entidades de classe, instituições de ensino, livro de ordem, CAT, SEI, Fiscalização, financeiro, mediação e arbitragem, estatísticas, entre outros.

“Estamos na fase de integração desse repositório, fazendo as conexões dos 27 Creas com essa unidade do Confea, para o compartilhamento de acesso a todas as informações do profissional. Com essa nova ferramenta, o profissional que está fora do seu estado de origem terá todo o seu histórico nesse banco de dados nacional, ao qual todos os Creas terão acesso. Abre-se uma nova fase da fiscalização, com mais rigor no controle e amparada pela tecnologia”, detalha o conselheiro Alessandro Machado.

Também participaram da reunião o conselheiro federal Inarê Poeta, o vice-diretor financeiro do Crea-MT, Marcelo Capellotto, o chefe de Gabinete do Crea-MT Péricles Baiceres Schimidt, os conselheiros do Crea-MT Roberto Knoll e Clóvis do Lago Albuquerque.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT