TCE sensibiliza gestores de Cuiabá sobre PDI e recebe apoio integral do prefeito

O Tribunal de Contas de Mato Grosso fez um trabalho de sensibilização com os gestores da Prefeitura de Cuiabá na manhã desta quarta-feira (15.03) sobre a importância do envolvimento de todos para o sucesso do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). Pela terceira vez, desde quando o município aderiu ao programa, o planejamento estratégico está sendo reformulado, para atender o quadriênio 2017/2020, mas até agora a Capital vem apresentando uma resposta mediana aos projetos propostos. O último diagnóstico mostrou que Cuiabá não atingiu 50% de maturidade, registrando indíce de 49,8%. Para reverter a situação e colocar a Capital ao lado dos municípios considerados "cases de sucesso", como Sinop, Tangará da Serra e Campo Verde, o prefeito Emanuel Pinheiro cobrou foco e comprometimento de todos com o programa e destacou que a gestão não se faz apenas com o prefeito, secretários e adjuntos, mas com todos os servidores. "A Capital tem obrigação de ser um extraordinário case de sucesso, obrigação de ser referência, porque em todo lugar a Capital é vitrine para os municípios do interior e o país", destacou Emanuel Pinheiro. O prefeito também ressaltou que não irá se contentar em fazer uma administração mediana e que a Prefeitura tem que funcionar para a sociedade e não internamente, para a sua burocracia. Emanuel Pinheiro destacou que o PDI permite a obtenção de resultados práticos e positivos e que tem por finalidade alcançar o cidadão, fazer com que os serviços públicos cheguem ao bairro, à rua, à vida da pessoa. "O PDI nos mostra para onde devemos ir e nos leva por um caminho seguro", observou. Coordenadora da Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras (SAUG) e do PDI, Naíse Godoy de Campos Silva Freire aproveitou a reunião dos gestores para explicar que nesse programa são investidos recursos públicos, com contratação de consultores e ida de técnicos e auditores aos municípios, e por isso há necessidade de retorno para o Tribunal de Contas, a Prefeitura e, principalmente, para a sociedade. "É muito importante que o prefeito e os secretários estejam à frente para obter resultados", reforçou. Criado em 2012 pelo Tribunal de Contas, o PDI tem como foco a melhoria da prestação do serviço público e boas práticas de gestão, com transferência de conhecimento e tecnologia em benefício da sociedade. O programa é constituído de cinco projetos, sendo: 1 – Apoio ao Planejamento Estratégico, 2 – Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, 3 – Orientação por Meio de Cursos Presenciais e à Distância, 4 – Controle Gerencial utilizando o Sistema Geo-Obras e 5 – Modernização Institucional.