Contratação planejada envolve estudo de demanda e da realidade do município
Para realizar uma contratação pública é preciso planejar, estudar a demanda e a realidade de cada município. E para fazer essa avaliação, os controladores intermos precisam estar preparados e munidos de material suficiente para orientar os gestores e fortalecer o controle interno. O tema vem sendo discutido na segunda oficina do Programa Aprimora do Tribunal de Contas, iniciada nesta quarta-feira (23/03) na Escola Superior de Contas. Participam 80 controladores internos de Mato Grosso. O Aprimora foi criado em 2016, voltado a garantir a qualidade do controle interno. No caso da oficina de Contratações Públicas, o foco é demonstrar os riscos que podem ocorrer numa contratação mal feita, sem planejamento e sem um estudo de demanda. "O controlador interno deve estar preparado para enxergar os erros, alertar a administração pública quanto aos processos de contratação desde o edital até o contrato e orientar o fiscal de contrato", diz o auditor público externo Rodrigo Sávio Costa, do TCE. Em Gaúcha do Norte, as contratações de serviços são constantes. Combustível, alimentos escolares, peças de manutenção, medicamentos e serviços médicos. Segundo informações do controlador interno do município, Elias André de Lima Sanches, tudo é importante para o municipio, mas é preciso avaliar as prioridades e demanda. "Hoje nosso maior problema está na saúde, nas contratações de serviços especilizados na área". Gaúcha do Norte fica na região do Parque Indígena do Xingú, distante 240km de Paranatinga e 569 km de Cuiabá. A oficina segue até sexta-feira, dia 24, durante todo o dia. Ainda esta semana, foram realizadas duas oficinas para os mesmos controladores internos (80), com o tema Gestão de Frotas.