Orientações sobre gestão de frotas e merenda encerram capacitações em Barra

fotos: Câmara de Barra do Garças Auditor público, Gabriel Liberato ministra palestra de capacitação no Gestão Eficaz A importância do controle interno na gestão de frotas e na gestão de alimentação escolar foi o tema trazido pelo auditor público externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Gabriel Liberato Lopes, para o segundo dia de capacitação do Programa Gestão Eficaz, que teve início às 8h desta sexta-feira (18.08) em Barra do Garças. O programa tem por objetivo capacitar prefeitos, vice-prefeitos, controladores internos, pregoeiros, contadores, controladores internos e responsáveis pelas licitações, sobre assuntos relevantes e comuns a todas as administrações públicas. Ontem (17) foram debatidos o sistema jurídico de contratação de servidores públicos e os aspectos polêmicos das licitações. Conforme o auditor, os temas são escolhidos levando-se em conta os critérios do novo modelo de fiscalização do Tribunal de Contas, como relevância, materialidade e risco. No caso da merenda escolar, dados do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) mostram que 42 milhões de crianças brasileiras são beneficiadas pelo programa, muitas delas que têm na escola a única refeição do dia. Gabriel Liberato apresentou aos servidores públicos de 30 municípios do Vale do Araguaia o resultado do levantamento sobre merenda escolar realizado pelo Tribunal de Contas com o apoio dos controladores internos dos municípios. O relatório da auditoria foi julgado e aprovado pelo Pleno do TCE, e trouxe recomendações e determinações aos gestores públicos, para que implementem ações de melhoria na gestão da alimentação escolar. O levantamento, que incluiu municípios do Vale do Araguaia, identificou fragilidades na gestão da merenda escolar, como falta de profissionais nutricionistas; ausência de atividades de educação alimentar junto às crianças; falta de orientação das merendeiras; estrutura precária dos locais onde são armazenados os alimentos e também dos locais de preparo desses alimentos; falhas na contratação e na pesquisa de preço; entre outras. "Todos esses pontos nós avaliamos, identificamos os problemas e colocamos no nosso site alguns modelos de documentos e sugestões de como fazer melhorias na gestão escolar", destacou o auditor. O levantamento, segundo ele, serve de alerta para que os gestores tenham atenção e desenvolvam com qualidade essa política de alimentação escolar, tão importante do ponto de vista social. "Os municípios precisam buscar melhorias, implementar seus controles, para evitar desvios e desperdício de recursos públicos", observou.