Ministério da Transparência promove 3ª edição do Hackfest contra a Corrupção
O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) coordena, por meio de sua Unidade Regional no Estado da Paraíba, a realização da 3ª edição do Hackfest contra a Corrupção. O evento acontece entre os dias 9 e 11 de junho, na capital João Pessoa (PB). A iniciativa busca, a partir de uma maratona hacker de programação de computadores e promoção de oficinas temáticas, apresentar soluções tecnológicas que estimulem os cidadãos a exercer o controle social em favor da melhoria na gestão pública.
O HackFest é voltado a programadores, estudantes e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares e das áreas de Direito, Administração, Gestão Pública, Design e Arte/Mídia. Na oportunidade, especialistas convidados irão compartilhar experiências, boas práticas e desafios relativos ao tema. O evento prevê mais de 30 horas de atividades e participação de mais de três mil pessoas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço http://hackfest.com.br/. As vagas são limitadas.
A Maratona de Programação segue duas linhas temáticas: “Melhoria dos serviços públicos” e “Combate à corrupção e acompanhamento da aplicação dos recursos públicos”. Os painéis abrangem, entre outras pautas, tecnologia da informação (TI) e transparência pública. Já as oficinas abordam assuntos como crimes digitais e cyberbulying; corrupção nas licitações públicas; e integridade empresarial.
A CGU irá conduzir palestras sobre “Tratamento de denúncias do cidadão”, ministrada por Débora Queiroz Afonso, coordenadora-geral de Atendimento ao Cidadão da Ouvidoria Geral da União (OGU); e sobre “Lei de Acesso à Informação: como usar, como implementar”, que ficará a cargo do servidor Abelardo Lopes, coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Unidade Regional do órgão em Pernambuco.
O HackFest é uma iniciativa do Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional do Ministério Público da Paraíba (NGCSI/MPPB). Além da CGU, o evento é realizado em parceria com o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Laboratório Analytics Brasil, o Governo do Estado da Paraíba, o Banco do Brasil e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).