Presidente do Crea-MT destaca importância da certificação do Indea para agricultura no Estado

access_time 6 anos atrás

“Mato Grosso é o Estado brasileiro maior produtor de soja, milho e algodão, e vem crescendo em outras culturas, merece garantir a certificação do que é produzido em seus campos. Ficamos feliz em ver que voltam a investir no Indea há muito tempo esquecido”, declarou o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente, durante a inauguração do Arquivo Central e do Laboratório de Sanidade Vegetal, localizados no Complexo do Indea, em Cuiabá, na noite de 04 de julho.

De acordo com o João Pedro Valente, “um dos papeis do Indea é o de garantir a certificação do que é produzido no campo, para que se possa dar sustentação ao crescimento da agricultura no Estado”.

As instalações forram inauguradas pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). As obras foram realizadas com recurso do Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase).

Para a presidente do Indea, Daniella Bueno, esse é um momento importante para a autarquia. “A cada entrega sentimos que estamos mais próximos de concretizar o sonho de ter o Indea totalmente revitalizado”. A gestora destaca ainda que o laboratório poderá ser equiparado a laboratórios nacionais de referência, o que irá elevar a defesa agropecuária de Mato Grosso a um novo patamar.

O Laboratório de Sanidade Vegetal vai contar com equipamentos de última geração e irá realizar análise de pragas e doenças de importância para a defesa vegetal, ampliando e complementando o trabalho que já vem sendo realizado pelo Laboratório de Análise de Sementes “Guilherme de Abreu Lima” (Lasgal) – reinaugurado em 8 de setembro de 2015, obra realizada também por meio de recursos do Fase.

O laboratório contará com um corpo técnico de servidores capacitados para realizar as análises. As atividades já devem iniciar na próxima safra de soja, em setembro deste ano. O espaço vai atender produtores rurais, entidades de pesquisa, universidades, órgãos de defesa agropecuária, bem como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com o superintendente Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA-MT/Mapa), José de Assis Guaresqui, com a estrutura do novo laboratório é certo que o estado continuará avançando e crescendo na produção agropecuária. “O Ministério da Agricultura reconhece o trabalho que é desempenhado pelo Indea, e o envolvimento dos servidores em todas as ações. Através da capilaridade do Indea chegamos a todos os rincões do estado”.

O secretário adjunto de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Alexandre Possebon, ressaltou a parceria entre governo e iniciativa privada em prol da sociedade. Para o presidente do Fase, Gutemberg Carvalho Silveira, essa parceria é uma oportunidade de poder contribuir com Mato Grosso. “Esse é um recurso que é do produtor rural, do servidor do Indea, e está dando bons frutos. Queremos ver o servidor trabalhando em um ambiente que ofereça bem-estar, consideramos como algo importante uma vez que são os servidores que estão no atendimento direto ao produtor, e com isso teremos segurança na qualidade do serviço prestado, segurança em todo o processo da cadeia produtiva”.

O evento contou com a presença dos servidores do Indea e representantes do setor produtivo.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT

content_copyClassificado como