Gerência de Gestão de Pessoas do Crea-MT busca soluções inteligentes
A Gerência de Gestão de Pessoas (GEGEP) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realizou visita técnica, dia 15 de junho, na empresa nacional Rede Flex, com sede em Cuiabá, para conhecer o modelo do sistema Nat Corp do setor de Recursos Humanos.
De acordo com a gerente Francielle da Silva Oliveira, o objetivo é conhecer o funcionamento do sistema no dia-a-dia junto ao e-social, e verificar o funcionamento do departamento pessoal, recursos humanos, tecnologia da Informação da empresa, juntamente com a ferramenta, e, empregar essa melhoria nesses setores do Crea-MT.
“A ideia é buscar parâmetros para que isso aconteça, servindo de base para otimizar a atuação, usando como modelo as empresas que já tiveram resultados e feedbacks positivos. Vimos que esse sistema otimiza a organização do setor de forma integrada, ou seja, tem toda informação compilada, tanto para relatório de índices de rotatividade e atividades, como de eventos de pagamentos, ou recebimentos. Com relação ao e-Social a transmissão, porém algumas ocorrências terão que ser informadas pontualmente”, detalhou Francielle.
Ainda segundo a gerente da GEGEP, no caso da inciativa privada, as empresas de grande porte iniciaram o repasse de informação do e-Social no começo deste ano de 2018. As de pequeno e médio porte, têm a obrigatoriedade de repassar as informações a partir de julho deste ano. No caso dos órgãos públicos e autarquias federais serão a partir de janeiro de 2019. “A regra é para apresentar os relatórios e os envios. Ou seja, temos o tempo apto para fazer as adequações’, declarou.
O coordenador do Recursos Humanos da empresa rede Flex, Edemilson Lucio Pinho, fez uma explanação sobre o funcionamento da Nat Corp, detalhando o sistema de recursos humanos, que administra toda parte de folha de pagamento e benefício, além de fazer a organização do e-Social, que é o instrumento de unificação das informações referentes a escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, cujo objetivos são padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição em todo o território nacional.
“Esses sistema veio para modernizar e facilitar, fazendo as ocorrências do colaborador, como férias, afastamento, rescisões, e outros serviços. Toda obrigatoriedade da empresa deve ser declarada no e-Social. Esse procedimento é feito de forma mensal, inclusive as informações trabalhistas. As informações periódicas têm que ser declaradas todo mês e as não periódicas só se declara pontualmente. Hoje, o e-Social está em fase de implantação e tem toda uma atualização e você tem que ter um sistema bem elaborado, juntamente nos parâmetros do governo e, para a empresa não ser penalizada por isso”, explanou ele.
*Equipe de Comunicação do Crea-MT