Crea-MT assume representação no conselho participativo da Arsec Cuiabá

O assessor técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), engenheiro sanitarista Jesse Barros, tomou posse dia 18 de junho, como membro do Conselho Participativo da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec).

Durante reunião ordinária, no mesmo dia 18/06, após a posse, os diretores da Arsec fizeram uma explanação sobre o papel desempenhado pela Agência. Para o representante do Crea-MT, Jesse Barros, a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) deveria envolver os serviços de drenagem e resíduos sólidos do município, e verificar se as metas estabelecidas estão sendo atendidas.

A Arsec atualmente regula os serviços de água e esgoto da capital, e exerce a regulação econômica dos contratos de transporte coletivo urbano, além da contabilidade regulatória que a Agência pretende implantar ainda este ano.

Segundo a diretora da Arsec, Rosidelma Francisca Guimarães, em 2016 a Agência editou resolução prevendo a obrigação para as empresas de transporte coletivo encaminhar documentação para análise e acompanhamento dos contratos. Desde então a Agência coordena a execução da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, que está em fase de prognóstico. “A pesquisa quanto aos serviços de água e esgoto é feita por sistema de abastecimento e esgotamento sanitário e a pesquisa de transporte é realizada por linhas, nos pontos e dentro de ônibus”, explicou a diretora.

Estiveram presentes na reunião o presidente do Conselho Participativo e diretor regulador da Arsec, Alexandre Bustamante dos Santos e o diretor Regulador e ouvidor da Arsec, Alexandre Adriano Lisandro de Oliveira, além de representantes de vários órgãos e entidades que compõem o Conselho.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT