Crea-MT busca orientação da Secretaria de Controle Externo do TCU-MT

Carlos Ferraz, Eloi Pereira, João Pedro Valente, Alexandre Cavalcanti, José Mura Júnior e Átila Silveira

Com o objetivo de buscar transparência, governança, fiscalização e controle da gestão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), o presidente do Regional, João Pedro Valente, acompanhado do conselheiro José Mura Júnior, se reuniram na manhã desta terça-feira (15-05), com o diretor da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União em Mato Grosso (TCU-MT), Carlos Augusto de Melo Ferraz e o auditor de Controle Externo do TCU-MT, Alexandre Giraux Cavalcanti.

“O TCU nunca auditou o Crea Mato Grosso porém outros Creas no país já foram auditados e receberam recomendações. Queremos fazer uma gestão dentro da lei, por isso acatamos essas recomendações, pois o objetivo é errar o menos possível. Para tanto, viemos buscar orientações e pacificar entendimentos divergentes que temos em nosso Plenário”, explicou o presidente João Pedro Valente, aos representantes da Secretaria de Controle Externo do TCU-MT.

Segundo o auditor de Controle Externo do TCU-MT, Alexandre Giraux Cavalcanti, “o modelo de contas do TCU está passando por transformações dentro do próprio Tribunal que antes se apegava a prestações de contas muito detalhadas. E quanto aos conselhos profissionais especificamente, há uma tendência em desconcentrar as temáticas principais do país e objetivas que as contas tenham um olhar mais profundo nos resultados e na responsabilidade de seus dirigentes máximos”, afirmou.

O diretor Carlos Augusto de Melo Ferraz, também detalhou que “o Tribunal concentra na alta administração das gestões a responsabilidade com o objetivo não de verificar a legalidade de cada contrato mais sim a governança em geral. Os instrumentos utilizados pelo gestor como os itens de controle utilizados para garantir os resultados finais ou mesmo como comunicar à sociedade de maneira adequada sobre o que está sendo executado”, exemplificou o diretor da Secretaria de Controle Externo do TCU-MT.

O presidente João Pedro Valente e o conselheiro José Mura Júnior, agradeceram as orientações e reafirmaram que o objetivo é que não somente o presidente e diretoria, mas todos os conselheiros do Crea-MT tenham uma visão geral dos procedimentos e recomendações a serem observados para a correta prestação de contas, incluindo destacadas explanações acerca das auditorias.

Ao final da reunião ficou agendada uma participação dos representantes da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União em Mato Grosso (TCU-MT), Carlos Augusto de Melo Ferraz e Alexandre Giraux Cavalcanti em uma Sessão Plenária do Crea-MT, com o objetivo de provocar uma discussão salutar e promover uma palestra sobre “O que uma instituição pública precisa fazer para alcançar excelência”.

Também participaram da reunião o superintendente Executivo e Administrativo do Crea-MT, Átila Kleber Silveira, e o assessor Parlamentar e de Relações Institucionais do Crea-MT, Eloi da Silva Pereira.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT