Crea Junior ministra palestra sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua para estudantes do IFMT

access_time 6 anos atrás

O Crea Júnior de Mato Grosso (CreaJr-MT), Centro Sul realizou nesta quarta-feira, 23 de maio, a palestra “Conhecendo o Sistema Confea/Crea e Mútua e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)” para acadêmicos dos cursos de Agrimensura e Edificações do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus de Cuiabá.

A palestra foi conduzida pelo conselheiro do Crea Mato Grosso, engenheiro civil Silvano Pohl Moreira de Castilho, que destacou a visão geral aos alunos de como é formado e funciona o Sistema, bem como a criação da Lei 5.194, que rege o Sistema atualmente. O conselheiro mostrou aos alunos os problemas éticos, diferença entre ética e moral, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a Certidão de Acervo Técnico (CAT).

De acordo com o conselheiro a ART é válida como garantia dos serviços prestados. Alimenta acervo Técnico do Profissional e é imprescindível para fiscalização, limitando a responsabilidade entre as partes e garantindo os direitos autorais. “O encontro direcionado à Anotação de Responsabilidade Técnica tem a intenção de atingir acadêmicos que estão prestes a se formar, a importância de fazer a ART no início da vida profissional. Aproveitamos para explicar sobre o preenchimento da ART e alertar sobre possíveis irregularidades”, explicou o conselheiro.

Gabriel Henrique Carvalho

Durante o encontro Silvano falou sobre a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua –MT), que oferece a seus associados planos benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.

O coordenador do Crea-Jr núcleo Centro Sul, estudante de Engenharia Sanitária Joberth Gambati mostrou aos alunos a organização do Crea Júnior, que é dividida em comissões. A Comissão organizadora (COE), formada por conselheiros eleitos pela primeira plenária do ano e a Comissão Estudantil Estadual(CE), organizada por estudantes dos cursos que compõem o Sistema Confea Crea. “A ideia do encontro é mostrar aos futuros profissionais da área tecnológica que irão compor o Crea, como funciona o Sistema, com objetivo de levar o Conselho para dentro da Instituição de Ensino”, explicou Joberth.

Thais Maria de Araújo Campanha

“Para quem irá concluir e exercer a profissão, a palestra é uma grande ferramenta, por sanar dúvidas e abrir para o debate dos temas abordados. Sair do curso sabendo um pouco sobre o Crea é fundamental, principalmente na hora da prestação de serviços, disse Thais Maria de Araújo Campanha, aluna do 3º do curso de Edificações do IFMT.

Já para Gabriel Henrique Carvalho do 3º do curso de Agrimensura, conhecer o Crea-MT e o que ele oferece ao profissional é primordial. “A palestra serve de apoio para nós, futuros profissionais do Sistema. As etapas relatadas pelo conselheiro é outro passo que darei depois que concluir o curso. Dessa forma estarei preparado para executar o trabalho através da legalidade”, destacou.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT

content_copyClassificado como