Auditores do TCE-PB têm instrução para Caravana das Obras que começa segunda-feira

Vinte auditores vinculados à Caravana das Obras – esforço do Tribunal de Contas do Estado para a atualização dos cadastros que compõem o acervo do seu Sistema de Georreferenciamento de Obras Públicas (GeoPB) – receberam, na manhã desta terça-feira (29), orientação para ações conjuntas a serem desenvolvidas, a partir da próxima segunda-feira, com equipes de cada Prefeitura paraibana.

“O que teremos, a partir de agora, em relação ao acompanhamento dessas obras é uma nova forma de trabalho”, explicou a todos o presidente do TCE, conselheiro André Carlo Torres Pontes, numa das salas da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), onde o encontro foi realizado.

Ele fez ver que as ações, assim concebidas, possibilitarão o envolvimento, em número sempre crescente, de auditores do Tribunal com a identificação e avaliação não apenas das obras públicas, mas, também, da documentação e despesas delas decorrentes. “Teremos um trabalho mais tranquilo e não restrito apenas a um grupo pequeno de colegas”, observou.

Os auditores de contas públicas Rodrigo Galvão, Aguinaldo Macedo Filho e Júlio Uchoa, coordenadores da operação, falaram em seguida para explicar o método de atuação e o roteiro das visitas. Cada equipe do TCE deverá visitar um município por turno e acompanhar-se de técnicos municipais que, assim, serão também treinados para a atualização do GeoPB.

Idealizada para o exame da situação de cada obra pública, com seu custo, localização (inclusive, com imagens), prazo de execução e planilhas de pagamento, a Caravana das Obras já foi projeto apresentado a prefeitos e assessores municipais para isso reunidos, na última sexta-feira, na Sala de Sessões do TCE.

Na ocasião, o conselheiro André Carlo fez a observação: “Esta é uma providência com três objetivos: facilitar nosso próprio acompanhamento, aprimorar as gestões municipais e garantir a transparência de ações requerida, também neste caso, pela sociedade”.

Ascom/TCE-PB