Seminário de auditores de controle externo debate no TCE-PB o papel dos Tribunais de Contas

“Passado, presente e futuro: uma discussão sobre o sistema Tribunais de Contas”. Será este o tema central do seminário que marcará, no próximo dia 27, no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas da Paraíba, as comemorações pela passagem do Dia do Auditor de Controle Externo.

Promoção conjunta do TCE-PB, da Associação dos Auditores de Controle Externo (AudTCE-PB) e do Sindicato dos Profissionais de Auditoria (Sindcontas-TCE-PB), o evento reunirá, além de auditores de controle externo e servidores do TCE, conselheiros, conselheiros substitutos, membros do Ministério Público de Contas e representantes instituições de controle e da sociedade civil.

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro André Carlo Torres Pontes fará abertura do evento.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas, gratuitamente, por meio do portal do Tribunal de Contas da Paraíba na página da Ecosil , no link https://www.doity.com.br/dia-auditor-controle-externo

O objetivo é levar ao debate temas relevantes relacionados ao papel e função institucional dos Tribunais de Contas, assim como sua relevância social em razão dos resultados da fiscalização exercida para a correta aplicação dos recursos do contribuinte e maior eficiência da gestão pública.

Para o presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE-PB, auditor Matheus Lacerda, o evento é uma oportunidade para “compreender o processo histórico de construção desse sistema no Brasil, com seus momentos de superação de dificuldades e sua evolução até os dias atuais”.

Além, ainda, segundo frisou, de “demonstrar para a sociedade o quanto os Tribunais de Contas são importantes e necessários para assegurar a transparência, eficiência e a efetividade da gestão pública”.

PROGRAMAÇÃO E PARTICIPAÇÕES – Haverá, pela programação definida, painel temático mediado pelo jornalista João Villaverde, finalista do Prêmio Esso, autor do livro Perigosas Pedaladas e vencedor dos prêmios Estadão/AE Melhor Reportagem em 2014 e 2015.

O evento terá as participações dos presidentes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Nogueira; da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo, Francisco José Gominho Rosa; da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiro Substitutos dos Tribunais de Contas ( Audicon), Marcos Bemquerer Costa; e da Associação Nacional do Ministério Público de Contas ( AMPCON), Júlio Marcelo de Oliveira.

“O objetivo do painel é que seus participantes procurem identificar, no sistema Tribunais de Contas, seus problemas e apontar possíveis soluções, bem como verificar o que mais pode ser feito para aprimorar estas instituições, mostrando qual o papel de cada entidade nesse processo e o que elas podem fazer para ajudar no aprimoramento dos Tribunais de Contas”, observou o auditor Matheus Lacerda.

O evento ainda terá uma cerimônia em homenagem aos mestres que concluíram o Mestrado em Economia, fruto de parceria do TCE-PB com o Departamento de Economia da UFPB.

SERVIÇO:

DATA: 27 de abril de 2018

LOCAL: Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas da Paraíba

Clique AQUI e faça a sua inscrição.

Ascom TCE-PB

11/04/2018