Grupo de Trabalho quer implantar escola superior de engenharia para qualificar profissionais do Crea-MT

Uma das metas da atual gestão é a valorização dos profissionais registrados no Conselho, através da oferta da qualificação profissional. Crea-MT busca alternativa para mudar realidade, onde apenas 4% dos profissionais mato-grossense da área tecnológica têm pós-graduação

Com o objetivo de valorizar os profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), através da oferta da qualificação profissional, estiveram reunidos na tarde de quinta-feira (26/04), no Plenário do Regional um grupo de trabalho que está construindo um programa de qualificação voltado aos profissionais da área tecnológica. “Estamos estudando uma forma de implantar uma escola superior de engenharia que ofereça cursos de capacitação, especialização e futuramente de mestrado e também doutorado para nossos profissionais”, resumiu o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente.

Esta é a segunda reunião do grupo, que esteve inicialmente em março no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para formar parcerias. Na reunião deste 26 de abril, os professores Fernando Ximenes de Tavares Salomão, Sérgio Luiz Morais Magalhães, Augusto César de Figueiredo e Alessandro Marcondes Alves, apresentaram uma alternativa para mudar o quadro atual onde apenas 4% dos profissionais mato-grossense da área tecnológica têm pós-graduação.

Alessandro Marcondes Alves

“Em um segundo momento já queremos estruturar essa escola superior de engenharia dentro do Crea Mato Grosso, para depois implantar os cursos fazendo um termo de cooperação com algumas instituições de ensino superior de engenharia nas mais variadas modalidades. A proposta é contratar uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Ocip), que é uma instituição privada sem fins lucrativos e que adquire essa referência ao Ministério da Justiça de ser reconhecida como uma sociedade civil de interesse público. Ela fará toda parte, por ter a expertise e é formada por professores com a experiência de mais de 13 anos e mestres e doutores das mais variadas profissões. Hoje, realizamos apenas uma apresentação de projeto embrionário. Mas já avançamos bastante”, explicou o professor, engenheiro e advogado Alessandro Marcondes Alves.

A iniciativa partiu do presidente do Crea-MT, João Pedro Valente, que tem como uma das metas de sua gestão, a valorização dos profissionais registrados no Conselho, através da oferta da qualificação profissional. “A busca pelo sucesso profissional passa pela capacitação permanente e o Conselho pode ajudar os profissionais a buscarem essa capacitação. O diploma universitário muitas vezes já não basta diante das exigências do mercado de trabalho e dos modernos conceitos de gestão. Entendemos que a atualização é necessária aos profissionais do setor tecnológico, por isso estamos buscando alternativas para num futuro próximo conseguirmos ofertar uma oportunidade de capacitação com qualidade aos nossos profissionais”, detalhou João Vente.

Também participaram da reunião, o gerente Jurídico Roberto Carloni de Assis, o assessor jurídico da Presidência Átila Kleber Oliveira Siqueira, os assessores técnicos, Pericles Baiceres Schimidt, Sara Sueli Atílio Caporossi, Jonathan Gomes de Moraes, Márcia Margareth dos Santos Caldas, Jesse Rodrigues de Arruda Barros, o superintendente Operacional do Crea-MT, Giovani Marcos Bertol e o assessor Elias Francisco de Assis.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT