Gestão Eficaz chega a Cáceres e região na próxima semana

VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO O polo regional de Cáceres (240 km de Cuiabá) será o segundo este ano a receber o Programa Gestão Eficaz, do Tribunal de Contas de Mato Grosso. O ciclo de capacitação voltado para gestores e servidores públicos municipais acontecerá nos dias 12 e 13 de abril, no auditório do Hotel La Barca, a partir das 8 horas. Durante os dois dias do evento, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, controladores internos, contadores, assessores jurídicos, pregoeiros, membros de comissões de licitação, fiscais de contratos e responsáveis pelo patrimônio de Cáceres e outros 19 municípios da região sudoeste receberão informações sobre temas inovadores e de grande repercussão na administração pública. Entre eles as Parcerias Público Privadas – PPPs; as relações do poder público com as organizações do terceiro setor (ONGs, OS, OSS); aposentadorias e pensões e as perspectivas da Reforma da Previdência; a gestão financeira e orçamentária municipal; e dispensa e inexigibilidade de licitação. Palestra do secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Gabriel Liberato Segundo o secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Gabriel Liberato Lopes, a programação do Gestão Eficaz foi totalmente reformulada para abordar questões que são novas para os gestores e que despertam ainda muitas dúvidas, principalmente para os prefeitos, vereadores e servidores que vieram da iniciativa privada após as eleições de 2016. Desde a sua criação, em 2010, o Gestão Eficaz já promoveu a capacitação de mais de 20 mil gestores e servidores públicos em Mato Grosso. A iniciativa atende ao Planejamento Estratégico do Tribunal de Contas, que após a sua modernização estrutural e as mudanças adotadas em seu modelo de atuação, além da missão constitucional de órgão de controle e fiscalização externa, passou a investir com mais abrangência na capacitação continuada dos gestores como uma das estratégias para aprimorar a qualidade das políticas e da administração pública. "A função orientadora é também preventiva, à medida em que você orienta e capacita os gestores e servidores públicos, você reduz as possibilidades de falhas e desvios na gestão de recursos e aplicação das políticas públicas. Isso gera qualidade e eficiência e reflete diretamente em ganhos para a sociedade como um todo", explica Gabriel Liberato.