Em três meses, Crea-MT fiscalizou exercício profissional em 89 municípios

access_time 6 anos atrás

Entre os meses de fevereiro e abril deste ano, a Gerência de Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) já contabilizou 89 municípios vistoriados em todo o estado de Mato Grosso. “São mais de dois municípios fiscalizados por dia, isso sem contar as cidades que retornamos mais de uma vez devido as modalidades profissionais diferentes a serem fiscalizadas”, informou Jakson Paulo da Conceição, gerente de Fiscalização do Crea-MT.

De acordo com o gerente, essas ações oferecem proteção, tanto ao garantir o mercado de trabalho como ao assegurar ao cidadão que os serviços por ele contratados possuam um responsável técnico.

Proporcionando um trabalho mais ágil na fiscalização , o Conselheiro Suplente do Crea-MT, Eliandro Zaffari, intermediou uma parceria entre Crea-MT e a Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), com objetivo de comunicar os produtores rurais dos documentos necessários quando das fiscalizações do Conselho. “Criamos um grupo de mensagens através do aplicativo WhatsApp, aonde divulgamos aos proprietários rurais sobre os trabalhos que serão realizados pela Gerência de Fiscalização nos municípios do interior de Mato Grosso. Assim eles podem estar atentos a documentação necessária como receituários agronômicos e Anotações de Responsabilidade Técnicas (ARTs)”, explicou o conselheiro.

Nas ações fiscalizatórias são verificadas empresas públicas e privadas, obras e reformas, receituários agrícolas e os mais diversos serviços técnicos. “Nas fiscalizações é exigido a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, documento que forma o acervo de cada profissional e garante à sociedade que o executor do serviço está legalizado. Ou seja, o objetivo da fiscalização do Crea Mato Grosso é de verificar se as obras e serviços técnicos de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia estão sendo conduzidas tecnicamente por profissionais e empresas legalmente habilitadas junto ao Conselho”, detalhou o gerente.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT

content_copyClassificado como