Crea-MT participa de inauguração de 26 pontes no pantanal

Representando o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) João Pedro Valente, o Assessor Parlamentar e presidente da Câmara Setorial Temática de Engenharia (CST), junto à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), Eloi da Silva Pereira, participou nesse final de semana da inauguração de 26 novas pontes mistas (concreto e aço) no município de Poconé.

O convite para participar da solenidade de entrega das obras na MT-060, na transpantaneira foi feito pelo secretário-chefe da Casa Civil, Júlio Modesto na semana passada durante reunião no Palácio Paiaguás.

“Eventos como esse servem para fortalecer as proposituras legislativas oriundas da Câmara Setorial Temática com o objetivo de Fortalecer a Engenharia e o Desenvolvimento Logístico do Estado de Mato Grosso”, destacou Eloi.

As novas pontes substituem as antigas, de madeira, gerando economia aos cofres públicos e garantem a segurança das pessoas que trafegam pela estrada, seja turistas ou pantaneiros. Na ocasião, foram homenageadas 31 famílias tradicionais de Poconé, cada ponte recebeu o nome de uma família. Também foi inaugurada a reforma do posto fiscal, que atuará em defesa do meio ambiente.

“Na transpantaneira tem 119 pontes, quando assumimos eram duas pontes de concreto, já entregamos quatro, hoje mais 26 e vamos dar ordem de serviço para mais cinco pontes. São 30 prontas e entregues à sociedade. Já combinei com o governador Azambuja (MS) e estão fazendo a rodovia de lá pra cá, porque a lei que dividiu os dois estados não pode dividir a nossa cultura, a nossa história e não pode dividir o Pantanal que pertence a todos”, disse o governador Pedro Taques.

A rodovia, com 147 quilômetros de extensão, liga Poconé até a localidade de Porto Jofre, no coração do Pantanal mato-grossense, uma das regiões turísticas mais importantes e conhecidas do Estado. A manutenção da rodovia e a construção das pontes foram realizadas pela Secretária de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

“É um compromisso muito sério com o turismo de Mato Grosso. Estas pontes custam o dobro de uma ponte de madeira, só que a de madeira a cada três anos você tem que refazer, ou seja, no fim das contas a de madeira sai muito mais caro. E a mista sai muito mais barata por ser durável”, explicou o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte.

Localizadas entre o início da Transpantaneira e o Pixaim, as 26 pontes de um total de 31 (30 já foram entregues) vão contribuir para melhoria da qualidade de vida dos pantaneiros, e das pessoas que visitam o Pantanal e se hospedam em hotéis e pousadas da região.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT (Com Sinfra-MT)

Fonte: CREA-MT