TRE-MT inicia trabalhos do programa voto consciente 2018

Na manhã desta quinta-feira (15/03), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, por meio da sua Escola Judiciária Eleitoral, deu início aos trabalhos do Programa Voto Consciente 2018.  Representantes de cinco escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande se reuniram com representantes da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc) para alinhar os pontos principais do programa.

“Queremos fazer um trabalho de construção e conscientização dos jovens para o futuro. Eu penso que os alunos têm que construir todo o processo. Nós estamos aqui somente para apoiá-los. Não estamos preocupados com a quantidade mais com a qualidade do programa”, disse a Secretaria da Escola Judiciária Eleitoral, Janis Eyer Nakahati.

Em Cuiabá, as escolas estaduais que irão participar do programa são: E.E Joaquina Cerqueira Caldas, E.E Padre Firmo Pinto Duarte Filho, E.E Padre João Panarotto e E.E Professor Rafael Rueda. Já em Várzea Grande participará do programa, a E. E Professora Adalgisa de Barros.

“É de suma importância que os alunos observem e aprendam a questão do compromisso, da integridade de sua palavra, de fazer uma proposta e de cumpri-la. Eu acredito que esse programa vai sensibilizar os jovens quanto à importância do voto obrigatório, para que eles votem pela cidadania e não pela obrigatoriedade”, falou a diretora da E.E Padre João Panarotto, Maria Terezinha Fin.

Para o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Ricardo Almeida o Programa, é um sucesso todos os anos porque é bem recebido pela comunidade escolar. “O Voto Consciente nos dá uma satisfação enorme e muita alegria. Há escolas que já participaram em anos anteriores e ligam querendo participar novamente, devido ao sucesso que foi no ambiente escolar e pelo interesse dos alunos”.

Também participaram da reunião as coordenadoras de projetos educativos da Seduc, Telma Regina Oliveira Peres e Nilza Regina Basso Fonseca.

Conheça o Programa:

O Projeto Voto Consciente foi criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Seduc/MT e tem como objetivo estimular a consciência cívica em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e estimular a participação política livre, democrática e consciente.

Por ano, 5 escolas públicas são selecionadas para participar do projeto. Cada unidade escolar escolhe 25 alunos do ensino médio, que se dividem em grupos de 5 membros. Cada grupo representará um partido.

As siglas partidárias já são definidas pelo Projeto e são elas: PEMA (Partido da Educação e do Meio Ambiente), PEC (Partido da Ética e Cidadania), PCEL (Partido da Cultura, do Esporte e Lazer), PRD (Partido do Respeito às Diversidades) e PDVS (Partido do Direito à Vida e à Saúde).

Cada grupo escolhe um partido e dentro da proposta do mesmo escolhe um tema que será defendido durante a campanha eleitoral no âmbito escolar. Nesta fase, os alunos integrantes de cada agremiação partidária apresentam na teoria e na prática, aos demais estudantes, suas propostas de melhorias para a comunidade escolar.

Encerrado o período de campanha, todos os estudantes da unidade escolar são convidados a irem às urnas e votar no partido que consideram ter apresentado a melhor proposta. Os membros do partido eleito são diplomados.

Todo o processo eleitoral vivenciado pelos estudantes, desde a escolha dos membros de cada partido até a diplomação tem o acompanhamento e orientação da EJE.

Nestes sete anos (2011 a 2017), o projeto já beneficiou alunos de 35 escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande.

Matéria escrita pelo estagiário Leonardo Mauro de Souza com a supervisão da Jornalista Andréa Martins Oliveira