Senador e diretor do DNIT destacam importância do Crea-MT no debate de melhorias para a malha viária de Mato Grosso

Presidente do Crea-MT participou de audiência pública nessa segunda-feira (05), que debateu alternativas de investimentos às BRs 163, 364 e 070, no trecho que liga Rondonópolis a Cuiabá e da inauguração de duplicação de 23km em concreto da BR-163/364, próximo à Serra de São Vicente.

“O Crea-MT é peça fundamental quando se fala em execução e conclusão de uma obra. É ele que verifica o exercício profissional e, em obras de tamanha importância como a duplicação da BR-163/364 é importante a sua presença não somente nas fiscalizações mas também nas discussões de futuros investimentos públicos”. A afirmação é do senador Wellington Fagundes que é presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal e em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, promoveram nessa segunda-feira, 05 de março, audiência pública que debateu alternativas de investimentos às BRs 163, 364 e 070, no trecho que liga Rondonópolis a Cuiabá.

Já para o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado (Dnit), Orlando Fanaia Machado, “a presença do Crea-MT em obras de tamanho vulto e investimentos, significa segurança à sociedade”. Ainda segundo Orlando Fanaia, que é engenheiro civil, “a presença do profissional habilitado é a certeza de uma obra de qualidade”.

Durante os trabalhos dessa segunda-feira, o Dnit foi responsável por apresentar durante a audiência os projetos de travessia urbana e do contorno norte de Cuiabá, onde parte das obras devem ser consolidadas ainda neste ano. Na sequência, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, participou do evento de liberação do tráfego de 23km de pista nova em concreto da BR-163/364, no km 293, na saída para Rondonópolis.

Orlando Fanaia, diretor do DNIT

Segundo João Valente, o assunto debatido na audiência pública, é de extrema relevância, “até porque a BR-163/364 é uma das mais movimentadas do país principalmente pelo escoamento do agronegócio mato-grossense. O tema de logística de escoamento de produção é extremamente importante para o desenvolvimento do Estado e precisa da contribuição dos nossos profissionais que estão envolvidos não somente nos projetos e na pavimentação dessas rodovias, mas também no desenvolvimento de outras formas de logística de escoação da produção agrícola mato-grossense a exemplo das hidrovias que precisam ser viabilizadas. Isso sem falar dos profissionais da área tecnológica que estão envolvidos diretamente no sucesso de produção agrícola e nas propriedades rurais de todo o Estado”, resumiu o presidente do Crea-MT.

*Equipe de comunicação do Crea-MTFonte: CREA-MT