Fim do biênio: Pleno do TRE e advogados se despedem do juiz membro Marcos Faleiros

Com elogios e palavras de agradecimento, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso se despediu nesta quinta-feira (22/03) do juiz membro Marcos Faleiros da Silva, que concluiu o biênio iniciado em março de 2016. Durante a solenidade de despedida, alguns advogados também prestaram homenagens ao magistrado.

Marcos assumiu como juiz membro efetivo do TRE – na categoria juiz de direito no dia 29 de março de 2016. Durante seu exercício, participou de 160 sessões plenárias e foi responsável pela relatoria de 162 processos.

Escolhido para proferir a homenagem em nome da Corte, o juiz membro, Ulisses Rabaneda dos Santos disse que Marcos Faleiros cumpriu fielmente o que prometeu em seu discurso de posse. “Quando da posse, Marcos Faleiros falou da necessidade de um cada um de nós sair da zona de conforto e assumir a responsabilidade de participar do processo eleitoral e exercer o papel que nos é reservado. Atento às suas palavras, enquanto aqui esteve este íntegro magistrado cumpriu bem e fielmente o encargo assumido, protegeu, sempre que chamado a fazê-lo, a liberdade do voto do povo mato-grossense, contribuiu para o engrandecimento da Justiça Eleitoral, absolveu, quando não encontrou culpa, puniu, quando ela se mostrou presente, mas, ainda nesses momentos, manteve-se terno, Durante os dois anos de mandato, Marcos emprestou à Justiça Eleitoral toda sua simplicidade, competência, honestidade, ética e sabedoria, predicados tão caros e cada vez mais raros em nossa sociedade. Suas intervenções nos julgamentos, todas realizadas de forma educada e respeitosa, ajudaram a aperfeiçoar as decisões construídas neste espaço, e, mesmo quando vencido, também nos ensinava, pois mostrava elevada humildade ao abandonar o próprio posicionamento para adotar aquele sufragado pela maioria. Era uma clara demonstração de como conviver com as diferenças de idéias”.

O presidente do TRE-MT, desembargador Márcio Vidal destacou que toda despedida traz momentos de alegria e tristeza. “Não é uma despedida, mas um breve até logo. Tive o prazer de conhecer Marcos num ciclo de estudo na universidade de Turim, na Europa. Na ocasião pude constatar seus valores como ser humano e profissional. Realiza um grande trabalho à frente da Varra Especializada da Justiça Estadual. Sempre demonstrou lá e agora, aqui, na Justiça Eleitoral, capacidade técnica e firmeza em seus posicionamentos. Presto minhas homenagens a esse valoroso colega”.

O procurador regional eleitoral substituto, Ricardo Pael.  “Fiz questões de buscar subsídios junto aos meus antecessores sobre quais palavras caberiam ser ditas neste momento. Todos foram uníssonos em salientar a vossa capacidade de divergir com respeito, ética e retidão. Em seus votos sempre mostrou sua posição, independentemente, da linha traçada pelos pares e pela própria Corte, mas sempre o fez com lisura e respeito como deve ser feito. A divergência é produtiva, republicada, democrática e bem-vinda”.

O advogado José Antônio Rosa, representando a Ordem dos Advogados do Brasil participou da homenagem. “Não poderia vir aqui falar do Dr. Marcos Faleiros sem ouvir os colegas advogados que aqui militam, pois conhecem o trabalho de cada um dos membros do Pleno. Todos disseram que sempre foram muito bem atendidos e recebidos pelo magistrado e que no Plenário, o mesmo nunca fez uma intervenção no julgamento sem que estivesse com uma fundamentação pronta e no interesse da boa discussão. A OAB de Mato Grosso rende-lhe homenagens e desejamos uma profícua carreira de juiz marcada por sua competência, honestidade e firmeza de caráter”.

Para o advogado Lauro José da Mata, o magistrado encerra seu biênio com honradez. “Leve o nosso abraço e votos de profícua atividade jurisdicional. Se despeça na certeza que é um homem público com responsabilidade da função e que em muito honrou o Tribunal”. Nesse sentido também foram as palavras proferidas pelo advogado Roni Márcio. “Marcos sempre demonstrou ser uma pessoa muito comprometida e dedicada. você tem respeito da advocacia e dos jurisdicionados”.

Marcos Faleiros agradeceu a todos aos juízes membros presentes, aos advogados e aos servidores da Justiça Eleitoral. “Quero dizer que foi uma honra muito grande integrar esta Corte. Agradeço a confiança do Tribunal de Justiça de Mato Grosso pela oportunidade de servir na Justiça Eleitoral. Tenho certeza que dei nesse biênio o máximo da minha capacidade física e intelectual. Fiz o que pude pela Justiça Eleitoral. Com humildade e discrição eu entrei nesta Justiça Especializada e com humildade e discrição, eu saio. Se amanhã precisarem de mim em qualquer local do Estado de Mato Grosso; contem comigo. Deixo aqui uma frase que sempre utilizo: “O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive”. Essa é a ideia. O que podemos fazer para o próximo?  Qual a nossa finalidade de estarmos aqui? Do fundo do meu coração obrigado a todos”.

Jornalista: Andréa Martins Oliveira