Coordenação do PDI e consultores definem metas de atuação nos municípios

Secretária de Apoio às Unidades Gestoras e coordenadora do PDI, Naíse Silva Freire A coordenação do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), do Tribunal de Contas de Mato Grosso, se reuniu na tarde desta quarta-feira (07.03) com os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que irão atuar como consultores junto aos 24 municípios adesos ao programa. Por meio de um convênio com a Fundação Uniselva, o TCE contratou os docentes para auxiliarem os municípios adesos no Projeto 1 do PDI, de Apoio ao Planejamento Estratégico, responsável tanto pela elaboração do plano junto às prefeituras quanto pelo acompanhamento dos resultados. Secretária de Apoio às Unidades Gestoras (Saug) do TCE-MT e coordenadora do PDI, Naíse Silva Freire apresentou aos professores/consultores um vídeo institucional sobre o objetivo do programa, que é resumidamente transferir conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão aos municípios, com a finalidade de melhorar os serviços públicos prestados ao cidadão. Naíse fez um breve histórico do programa desde o seu início, em 2012, até hoje, e anunciou as metas para a gestão do conselheiro presidente Gonçalo Domingos de Campos Neto, no biênio 2018/2019, que é fortalecer a atuação junto aos 24 municípios adesos, com foco em resultados. Os professores/consultores também receberam informações sobre os outros projetos do PDI, em razão de os trabalhos serem realizados de forma integrada. São eles: Projeto 2 – Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã; Projeto 3 – Orientação por meio de Cursos Presenciais e à Distância; Projeto 4 – Controle Gerencial utilizando o Sistema Geo-Obras; Projeto 5 – Modernização Institucional; e Projeto 6 – TCEndo Cidadania. As informações foram prestadas pelos coordenadores de cada projeto, que também participaram da reunião. Coordenador do projeto do PDI pela UFMT, o professor Renato Neder ressaltou que a universidade federal permite aos professores fazerem pesquisas, mestrado e doutorado, mas que a oportunidade de sair do ambiente acadêmico para realizar um trabalho de campo é motivo de ansiedade para os docentes. No total, 13 professores atenderão aos 24 municípios adesos, sendo que a maior parte deles é da área de Administração. PDI ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI)