TRE inaugura posto de biometria no Fórum de Cuiabá

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso inaugurou nesta segunda-feira (05/02), um posto de cadastramento biométrico no Fórum de Cuiabá – ao lado da Central de Conciliação, o qual funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade possui nove guichês e a capacidade de atendimento é de 350 eleitores por dia.

Em Cuiabá, o cadastramento biométrico também pode ser realizado na Casa da Democracia ou em um dos postos avançados de atendimento instalados nos shoppings Goiabeiras e 3 Américas; no Ganha Tempo do CPA 1; e na Assembleia Legislativa. Em breve serão inaugurados postos de atendimento no SENAI (Avenida IX de novembro) e na Unimed (Barão de Melgaço).

Durante a solenidade de inauguração do posto de atendimento no Fórum de Cuiabá, o presidente do TRE, desembargador Márcio Vidal agradeceu ao Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso pela parceria, que em muito beneficiará a população. “Essa parceria vem ao encontro de dois pilares que norteiam a atual administração do TRE, quais sejam, a integração e a cooperação entre os órgãos públicos e a promoção de interface com o eleitor.  Esse posto de biometria vai permitir mais celeridade e segurança ao próprio eleitor que vai votar. O cadastro biométrico acompanha a era tecnológica, transcende a jurisdição eleitoral, já que poderá ser utilizado, futuramente, para emissão de passaporte e carteira nacional de habilitação e quem ganha é a sociedade”.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rui Ramos Ribeiro falou da parceria firmada entre as cortes e destacou que este é o início efetivo das atividades no propósito da evolução da Justiça Eleitoral. O magistrado recordou os anos em que esteve à frente do TRE-MT e da busca constante para o bem social. Ele parabenizou o empenho do presidente eleitoral, desembargador Márcio Vidal, bem como os servidores das duas unidades judiciárias.

“O que importa é o efeito concreto de benefício à população. Continuemos com medidas positivas, que é isso o que os cidadãos precisam para usufruir do bem comum, conforme determina a lei e nos prepara para o futuro. Precisamos entender que o voto é o exercício da cidadania e é mais que um dever. É uma responsabilidade. Parabéns ao desembargador Márcio e a todos os servidores envolvidos neste processo”.

O vice-presidente do TRE e corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto informou que até o fim da semana serão inaugurados mais postos de atendimento. “Nos postos estamos fazendo também o alistamento de quem nunca votou e também as transferências de títulos de outros estados e municípios de Mato Grosso para quem deseja votar em Cuiabá”, complementou.

Todos os eleitores de Cuiabá que ainda não se cadastraram biometricamente, devem comparecer, até o dia 30 de março, a um dos postos de atendimento, sob pena de ter o título eleitoral cancelado.

Revisão acontece em outros dois municípios de Mato Grosso

Além de Cuiabá, a revisão acontece nos municípios de Várzea Grande e Sinop. Apenas nesses três municípios os eleitores são obrigados a fazerem o cadastramento biométrico.

Nos demais municípios de Mato Grosso o cadastro biométrico acontece na rotina dos atendimentos, sem cunho obrigatório por enquanto.

Veja locais de atendimento

Cuiabá

Casa da Democracia – prédio anexo ao TRE – situado na Avenida Rubens de Mendonça). Esta unidade funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

Posto de atendimento no Goiabeiras Shopping, localizado no 2º Subsolo, o qual funciona das 10h às 19h, de segunda a sexta feira, sem intervalo para o almoço.

No shopping 3 Américas, o posto eleitoral está instalado no 2º piso, em frente à Academia Fórmula. O atendimento vai das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

Ganha Tempo do bairro CPA 1, que funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no espaço Teatro Zulmira Canavarros, o posto de atendimento ao eleitor funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço.

No Fórum de Cuiabá – ao lado da Central de Conciliação. Essa unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Várzea Grande

Central de Atendimento ao Eleitor, situada na Avenida Castelo Branco, n. 47, Centro. O espaço está aberto ao cidadão das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

Central de Atendimento ao Eleitor, instalada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, n, 2367, bairro: Cristo Rei. Esta unidade funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

Sinop

Em Sinop funcionam duas centrais de atendimento ao eleitor; uma situada na Rua das Grevíleas, nº 442, Setor Comercial Sul e outra, instalada na Rua das Figueiras, nº 980, Setor Comercial Norte. Ambas unidades estão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, sem intervalo para o almoço.

Jornalista: Andréa Martins Oliveira com Coordenadoria de Comunicação do TJ/MT