Valente defende gestão democrática para fortalecer o CREA

O candidato à presidência do CREA-MT, professor João Pedro Valente, tem se reunido com diversos setores da área tecnológica de Mato Grosso, expondo suas propostas de trabalho e também ouvindo a demanda desses profissionais. “Avalio que, tão importante quanto apresentar minhas propostas para um Conselho forte e atuante, é necessário ouvir o profissional e entender suas demandas. Isso é democracia, é gestão participativa”, declara Valente.

Entre os segmentos visitados, o candidato cita o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Mato Grosso, Sinfra, Famato e Aprosoja. “Os empresários da construção pesada, por exemplo, cobram uma atuação mais eficaz do CREA-MT junto aos órgãos de controles. Uma vez que o CREA-MT está isento da questão financeira e não visa o lucro, somente o conforto da sociedade com o resultado das obras públicas”, explica o candidato se referindo aos cortes financeiros feitos nas licitações de obras públicas e que muitas vezes podem comprometer a qualidade final das mesmas.

“Esses empresários não estão reclamando de lucro, estão nos alertando que não podemos economizar em pontos essenciais como a bitola de fio que pode gerar um curto circuito na fiação, ou a base para a preparação do asfalto, que se não for bem feita tornará menor a vida útil da estrada”, exemplifica Valente.

João Valente é Técnico em Agropecuária, Engenheiro Agrônomo, mestre e doutor em Agronomia, foi professor do IFMT, da Unesp de Jaboticabal de São Paulo, além de discente da Faculdade de Agronomia e de Medicina Veterinária da UFMT. Atuou como Engenheiro Agrônomo da UFMT, Diretor Financeiro e Conselheiro do CREA-MT. Entre suas propostas estão: Valorizar o profissional; fortalecer as entidades de classe; promover ações de integração com as instituições de ensino; fiscalizar e normatizar o exercício profissional e suas atividades em defesa da sociedade; fortalecer as inspetorias regionais, e ampliar a sua capacidade de atendimento; e, aperfeiçoar o Plano de Carreira, Cargos e Salários para os servidores do CREA-MT.

Fonte: CREA-MT