Operação Cortina de Fumaça investiga esquema de fabricação clandestina e comércio irregular de cigarros em Minas Gerais

access_time 6 anos atrás

A Receita Federal, em parceria com a força-tarefa criada no âmbito do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA), composta pelo Ministério Público, Secretaria de Estado de Fazenda, Advocacia-Geral do Estado e Polícia Civil, realiza hoje, 13 de dezembro, a Operação Cortina de Fumaça. A ação tem por objetivo reprimir um esquema de fabricação clandestina e comercialização ilegal de cigarros, comandado por uma indústria sediada na Zona da Mata mineira.
Segundo as investigações, mesmo estando com o seu registro de fabricação suspenso pela Receita Federal, a empresa continuava a produzir cigarros e, para não levantar suspeitas, adquiria a matéria prima usada na fabricação do filtro – triacetina e cabo acetato – em nome de outras empresas de fachada pertencentes ao grupo. Tais empresas são supostamente localizadas no mesmo endereço onde funcionava a indústria, na cidade de Visconde do Rio Branco.
Recentemente, foram encontrados cigarros de marcas pertencentes à empresa no comércio das cidades de Leopoldina, Ubá e São João Del Rei, em Minas Gerais. Durante a ação, foram cumpridos 12  mandados de busca e apreensão em empresas e residências, sendo dez na Comarca de Visconde de Rio Branco, um em Piranga e outro em Coimbra, municípios localizados em Minas Gerais
Estimativas das Receitas Federal e Estadual apontam um prejuízo superior a R$ 75 milhões com a falta de pagamento de tributos.

Participaram da operação 3 promotores de justiça, 26 policiais civis, 24 servidores da fazenda e 16 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal.

Coletiva

A coletiva será realizada às 14:30 no Ministério Público Estadual, na Avenida Álvares Cabral, 1690 (pilotis), bairro Santo Agostinho, com a participação de representantes de todos os órgãos envolvidos na operação.

registrado em:  
content_copyClassificado como