Encontro do MPE reúne membros e servidores para discutir o uso da tecnologia no aprimoramento da instituição

access_time 6 anos atrás

Teve início na manhã desta quinta-feira (14) o Encontro Estadual do Ministério Público, com o tema “Jornada Digital”. O evento, que reúne membros e servidores, visa fomentar a discussão sobre o uso da tecnologia pela instituição e como os avanços nesta área podem ajudar no aprimoramento do Ministério Público no combate a corrupção e numa aproximação maior com a sociedade.

O encontro, que prossegue nesta sexta-feira (15) traz, também, para o centro do debate o uso da inteligência artificial, que tem tornado tanto na esfera privada, quanto na pública, os processos mais ágeis e eficazes. “O Ministério Público de Mato Grosso é uma instituição enxuta, cada membro e servidor se desdobra em três ou quatro para conseguir atender a demanda. Neste sentido, o uso da tecnologia é de extrema importância no nosso dia a dia, porque traz celeridade, eficiência e economicidade, além de encurtar distâncias. Sabemos que o caminho a ser percorrido é longo, mas estamos abrindo uma pequena trilha. Temos que pensar no futuro, no Ministério Público que queremos ver lá na frente”, destacou o procurador-geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo.

Durante o evento o procurador-geral lançou uma revista sobre os avanços da tecnologia dentro da instituição, mostrando o Ministério Público que existia antes da era digital, em que patamar ele está e onde ele pretende chegar.

Para o coordenador do Departamento de Tecnologia do Ministério Público, o promotor de Justiça Adriano Augusto Streicher Souza, não há como falar em desenvolvimento, em avanços da instituição sem falar em tecnologia. “Estamos discutindo aqui uma visão de futuro, mudanças que trarão uma revolução dentro da instituição, principalmente na área de investigação. Para conseguirmos todas essas mudanças é preciso dar o primeiro passo”.

O presidente da Associação Mato-Grossense do Ministério Público, promotor de Justiça Roberto Aparecido Turin, ressaltou a importância do uso da tecnologia aliada ao trabalho e o comprometimento de cada membro da instituição. “O resultado será uma maior aproximação da sociedade. Este é o sentimento de ser Ministério Público. É estar à disposição”.

A primeira palestra do dia, com o tema “Ministério Público: Passado, Presente e Futuro”,  ficou a cargo do promotor de Justiça no Estado de São Paulo, José Carlos Cosenzo. No período da tarde, aconteceram mais duas palestras: “A Revolução Digital e os Impactos na Justiça”, com o doutor em Ciência da Informação, Carlos Nepomuceno; e o “Estado da Arte da Inteligência Artificial”, com o diretor Nacional de Tecnologia da Microsoft, Ronan Damasco.

PROGRAMAÇÃO – Nesta sexta-feira, o evento começará às 8h30. No período da manhã, serão duas palestras: “A tecnologia a serviço do MP: Como iniciar a transformação digital”, com o diretor executivo do Gartner Group para a América Latina, Hiraclis Nicolaidis; e “A Era Digital e a Sobrevivência Institucional”, com o procurador-geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo.

No período da tarde, haverá o painel “As novas tecnologias a serviço da sociedade”. Participarão das discussões o promotor de Justiça Claudio Angelo Correa Gonzaga; o procurador-geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo;  o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do MP/MT, Renato Nasser Paquer; e o diretor executivo do Gartner Group para a América Latina, Hiraclis Nicolaidis.

A última palestra do evento, com o tema “Protagonismo e transformação em um mundo tecnológico”, será proferida pelo neurocientista Pedro Calabrez.

NOVIDADES: Com uma proposta inovadora, o XVIII Encontro Estadual do Ministério Público do Estado de Mato Grosso trará várias novidades. Além de palestrantes renomados nas áreas de ciência e tecnologia, membros e servidores do Ministério Público que acompanharem todas as palestras, seja presencialmente ou online, poderão participar de um game para concorrerem a tablets que serão sorteados ao final do evento.

Os equipamentos foram cortesia da Associação Mato-grossense do Ministério Público, Sindicato e Associação dos Servidores do MP.

content_copyClassificado como