Alfândega de São Paulo apreende carga com 1,4 tonelada de joias e bijuterias finas

access_time 6 anos atrás

A Alfândega da Receita Federal em São Paulo finalizou em novembro a apreensão de carga com 1,4 tonelada de joias e bijuterias finas. A mercadoria apreendida foi avaliada em R$ 8,6 milhões.

No mês de agosto, a Alfândega interrompeu uma importação de mercadorias procedentes dos Estados Unidos em virtude da identificação de indícios de fraude, tanto com relação à empresa que se apresentava como importadora, quanto em relação aos preços declarados para os produtos.

A ação de fiscalização comprovou que o importador emprestava o nome para terceiros e que a fatura comercial havia sido forjada pelo consolidador da carga, de forma a ocultar os reais intervenientes e simular valores fortemente subfaturados. A fatura emitida indicava preços até 750 vezes inferiores aos apurados para os produtos em questão.

A confirmação da fraude se deu após um minucioso esforço de triagem e conferência física da carga, que envolveu diversos setores da Alfândega de São Paulo. No interior das caixas, foram encontradas joias de alto valor agregado, em sua grande maioria peças de prata de lei (teor 925), fabricadas na Itália, Índia, Tailândia, China e Hong Kong.

content_copyClassificado como