Sinduscon-MT recebe inscrições ao workshop sobre BIM em Cuiabá

A capital de Mato Grosso deve ser a 9ª cidade brasileira a receber esse evento técnico com coordenação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Estão abertas as inscrições ao workshop técnico “Disseminação do BIM”, um evento esclarecedor sobre a metodologia que está mudando a forma de construir no Brasil e no Mundo. O evento será realizado no dia 18 de outubro de 2017, no horário das 8 ao meio-dia, no auditório do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), em Cuiabá. As inscrições podem ser feitas aqui.

O workshop é uma promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), através da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai Brasil) e o Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon/MT).

O público-alvo é formado por engenheiros, arquitetos, estudantes universitários, empresários de incorporadoras e construtoras, escritórios de projetos, fornecedores da indústria da construção; representantes do Estado e prefeituras locais (aprovação e acompanhamento de obras públicas e órgãos de controle), de instituições financiadoras e diretores de entidades de classe, tais como CREA/MT, CAU/MT e similares.

BIM

O BIM pode ser conceituado como “um conjunto de tecnologias, informações e processos em plataformas digitais, que auxilia a projeção e o gerenciamento de uma edificação em todas as suas etapas. Por utilizar métodos de monitoramento e medição mais eficazes, ele reduz o custo das construções”.

Essa modelagem permite o uso de tecnologias que possibilitam visualizar o projeto no formato 3D, ensaiar a obra no computador, realizar simulações, identificar possíveis problemas previamente, dentre outras vantagens.

A engenheira civil Sheila Marcon, assessora do Departamento Técnico do Sinduscon/MT, explica que Cuiabá é a 9ª cidade brasileira a receber o workshop,. “O objetivo do projeto Disseminação do BIM é democratizar o conhecimento sobre o tema e dar subsídio à implementação da metodologia nas empresas”, destaca ela, que é integrante da Comat/CBIC.

Para democratizar essa modelagem, a CBIC produziu o informativo “10 Motivos para Evoluir com o BIM”, além de um guia orientativo. A CBIC entende que dentro em breve, diante das vantagens do BIM, migrar para esse modelo deixará de ser uma opção e passará a ser condição compulsória para a empresa atuar na construção civil.

“O conjunto de ações visando a disseminação do BIM tem outro aliado: a apresentação de experiências bem-sucedidas de empresas do segmento que já utilizam a modelagem e produtos já disponíveis do mercado”, completa Sheila.

7h30 – Café da manhã de boas-vindas e registro dos participantes

8h – Abertura do Workshop “Disseminação do BIM”

Engº Civil Dionyzio Klavdianos, presidente da COMAT/CBIC

8h10 – Apresentação da Coletânea BIM

Consultor BIM da CBIC, Rogério Suzuki

9h10 – O Papel dos desenvolvedores de software BIM – (AudoDesk e Trimble)

10h10 – Coffee break

10h30 – Empresa de Serviços Especializados

10h50 – Experiências bem-sucedidas de empresas do segmento

11h30 – Debate

Inscrições

As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 16 de outubro, mediante preenchimento de formulário eletrônico disponível no link https://www.eventbrite.com.br/e/implementacao-do-bim-building-information-modeling-na-indust-da-construcao-tickets-37505622326.

Os valores da inscrição são:

· Não-associados – R$ 120,00

· Associados ao Sinduscon-MT – R$ 70,00

· Professores e Estudantes da UFMT, da UNIC e do UNIVAG – R$ 50,00

· Estudantes de Outras Faculdades – R$ 60,00

O pagamento da inscrição pode ser feito via cartão de crédito, nas bandeiras Visa e Mastercard, ou via boleto bancário. No caso dos estudantes universitários, é obrigatória a apresentação do comprovante de matrícula no dia do evento.

São apoiadores do workshop a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade de Cuiabá, o Centro Universitário UNIVAG e o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso.

Serviço:

Evento: Workshop Técnico “Disseminação do BIM”.

Data: 18/10/2017 – Quarta-feira

Horário: das 7h30 às 12h

Local: Auditório “Otacílio Borges Canavarros” do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT)

Endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 – CPA – Cuiabá.

Outras informações pelo fone 65 3627 3020 ou pelo e-mail sheila@sindusconmt.org.br

Fonte: CREA-MT