PF investiga lavagem de dinheiro no Brasil por grupo do leste europeu

access_time 7 anos atrás

Porto Alegre/RS – A Polícia Federal deflagra nesta quinta-feira (5/10) a Operação Multifake, para investigar a lavagem de dinheiro no Brasil por organização criminosa atuante no leste europeu.

Policiais federais cumprem quatro mandados de prisão preventiva, dois de condução coercitiva e cinco de busca nas cidades de Porto Alegre e Viamão. Também é realizado o sequestro de imóveis e valores em contas correntes, a apreensão de veículos e o registro no Sistema de Difusão Vermelha da Interpol de um mandado de prisão de um investigado que estaria na Europa.

A investigação identificou remessas de valores feitas por um cidadão da República Tcheca ao Brasil. Informações indicam o possível envolvimento desse investigado com diversos crimes em seu país de origem. Ao menos parte dos valores remetida ao Brasil é redirecionada a empresas-fantasma (sem funcionários e com o mesmo endereço), que estabelecem negócios imobiliários sem declarar qualquer receita.

Em operações de câmbio oficiais, foram transferidos para o Brasil aproximadamente R$ 4 milhões entre 2011 e 2016, sendo que os envolvidos, entretanto, teriam movimentado em créditos aproximadamente R$ 20 milhões no mesmo período.

A operação foi denominada Multifake, pois um dos principais investigados usou, pelo menos, quatro nomes, sendo três identidades falsas de brasileiros. Um dos nomes começou a ser usado pelo investigado há mais de 20 anos. Na Europa, ele já cumpriu pena e foi extraditado da Croácia para a República Tcheca.

São investigados quatro cidadãos da República Tcheca e um brasileiro, pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, uso de documento falso, falsidade ideológica e prestação de informações falsas para realização de contratos de câmbio.

A investigação prossegue com a oitiva dos envolvidos e de pessoas que negociaram imóveis ligados às empresas, análise do material apreendido e possível pedido de cooperação jurídica internacional com as autoridades do País de origem.

Será realizada entrevista coletiva às 10h30min. de hoje, no auditório da Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul (Av. Ipiranga, nº 1365, 5º andar).

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul

imprensa.rs@dpf.gov.br | www.pf.gov.br

(51) 3235-9005/99717-3040

content_copyClassificado como