CGU discute ética e integridade para profissionais do terceiro setor
O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), representada pela secretária de Transparência Cláudia Taya, participou, na última terça-feira (29), do 10º Encontro Paulista de Fundações, promovido pela Associação Paulista de Fundações (APF), em São Paulo. Com o tema Ética e integridade para um novo Brasil, o foco do debate foi como enfrentar os riscos do ambiente regulatório e contribuir para a criação de novas práticas institucionais no país. Os 350 participantes discutiram sobre a adesão do Programa de Integridade ou compliance, como boa prática de gestão nas fundações e entidades do terceiro setor.
Cláudia Taya participou de debate, em mesa redonda, com o sócio da Rubens Naves Santos Jr. Advogados, Belisário dos Santos Jr., com o diretor de Assuntos Jurídicos da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (FENACON), Ricardo Monello e com a gerente de auditoria interna e compliance da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Vivian Sueiro Magalhães. O debate foi mediado pelo advogado e sócio da Covac, José Roberto Covac. Na ocasião, a secretária apresentou as ações do órgão no combate à corrupção e destacou o Programa Pró-Ética da CGU e a Lei Anticorrupção, com abordagem nos dois pilares: punição e prevenção.
Além disso, o mapeamento de riscos, também foi destaque no discurso de Claudia Taya, como elemento fundamental do Programa de Integridade. “A expectativa é que os participantes possam disseminar o conhecimento adquirido no combate à corrupção e a troca de experiências, em suas equipes e, com o auxílio do Ministério da Transparência, construir planos de integridade com os principais riscos e medidas a serem desenvolvidos em cada instituição”, afirmou.
Participaram também do evento o presidente da Associação Paulista de Fundações (APF), Dora Silvia Bueno, e o presidente do Conselho de Administração do CIEE/SP e do Conselho Diretor do CIEE Nacional.
Premiação
No evento, também ocorreu a entrega do Prêmio Pedro Kassab 2017 (PPK), que reconhece iniciativas ligadas à defesa do saber, da liberdade individual e do bem comum. Nesta edição, os agraciados foram a instituição TUCCA (associação para crianças e adolescentes com câncer), na categoria pessoa jurídica, e o professor Custódio Pereira, na categoria pessoa física.