Rede de Controle propõe parceria ao Grupo Gazeta na campanha ‘Delator Cidadão’
Diante do entendimento de que a cooperação é a principal estratégia para combater a corrupção, a Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso propôs parceria na campanha de conscientização da população ‘Delator Cidadão’, lançada recentemente pelo Grupo Gazeta de Comunicação. Nesta quarta-feira (09.08), o presidente do grupo, João Dorileo Leal, recebeu do coordenador-geral da Rede, conselheiro substituto do Tribunal de Contas, Moises Maciel, a lista dos contatos das Ouvidorias das 17 instituições que compõem a Rede no Estado. O objetivo é que as denúncias recebidas pelos veículos de comunicação do grupo sejam encaminhadas aos órgãos competentes, para as devidas providências.
Dorileo explicou que a campanha tem como objetivo estimular as pessoas a exercerem a cidadania, ainda que seja “apontando o dedo” para denunciar o vizinho ou algum conhecido. Ele acredita que o sucesso da campanha se deve principalmente ao descrédito da população com os poderes constituídos e também, muitas vezes, às dificuldades que elas encontram para formalizar as denúncias.
O conselheiro substituto destacou a importância do envolvimento dos meios de comunicação nas campanhas de combate à corrupção pelo alcance social da mídia e disse que a sociedade está farta de tanto desvio de dinheiro público. “Estudos comprovam que a corrupção empobrece a nação. Onde estaríamos sem esses desvios?”, ponderou Moises Maciel. Ele acrescentou que o problema ocorre também na iniciativa privada, que investe recursos em segurança para evitar perdas, e que é preciso educar as futuras gerações.
Estudos comprovam que a corrupção empobrece a nação. Onde estaríamos sem esses desvios?” Moises Maciel Coordenador-geral da Rede, conselheiro substituto do Tribunal de Contas |
Nestor Fidelis, procurador-geral de Cuiabá, parabenizou o presidente do Grupo Gazeta pela iniciativa, principalmente pelo alcance, já que os veículos de comunicação do grupo abrangem todo o Estado. Por esse motivo, Fidelis sugeriu a Dorileo Leal parceria com as Ouvidorias dos municípios, para que as demandas possam ser atendidas.
Além de Moises Maciel e Nestor Fidelis, participaram da reunião com Dorileo Leal o coordenador-executivo do TCU, secretário de controle externo Alexandre Giraux Cavalcanti; o secretário do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, delegado Fausto Freitas; o secretário-adjunto de Ouvidoria da Controladoria-Geral do Estado, Christian Pizzato; a secretária-executiva da Rede, Maria Aparecida Del Llano; e o chefe de gabinete do conselheiro Moises Maciel, Leonardo Sabóia.