TCE-MT: Coordenadoras debatem com professores ajustes em curso de Cidadania

access_time 7 anos atrás

Coordenadoras do Curso de Extensão em Cidadania e Controle Social, promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, se reuniram pela primeira vez com os professores tutores para avaliar o primeiro módulo do curso, realizado de 1º a 30 de abril, e discutir ajustes e alinhamentos dos próximos dois módulos da capacitação, que tem por objetivo alcançar duas mil pessoas em todo o Estado, entre conselheiros de políticas públicas e sociedade em geral. A reunião ocorreu na última sexta-feira (19.05), na Escola Superior de Contas.

Conforme a coordenadora Simony Jin, o objetivo da reunião foi discutir com o grupo tudo o que deu certo e errado durante o primeiro módulo, a fim de incentivar as práticas que funcionaram melhor. Afinal, Simony lembrou que o curso é financiado com recursos públicos e é fundamental que ele cumpra a sua função, de preparar o cidadão para exercer o controle social dentro da sociedade.

A coordenadora Isabela Gomes de Paiva destacou que estava levantando com seu grupo os resultados parciais do primeiro módulo, verificando os alunos que estavam em condições de dar continuidade à capacitação e também traçar estratégias para garantir efetividade ao curso, ou seja, para que ele realmente traga resultado para a sociedade.

Já a coordenadora Karina Richter Modeli aproveitou a reunião para trocar experiências com os professores tutores, em razão de o curso ser à distância e, portanto, o contato entre eles ser apenas virtual. Durante o debate surgiram sugestões de como estimular os cursistas, como motivá-los e ainda despertar no grupo o interesse pelo controle social e pela cidadania.

Para os tutores, o contato também foi proveitoso, como explica a professora Thamires Paiva.

Ela contou que o perfil do cursista é muito amplo e o que às vezes funciona com uma turma não funciona com outra, por isso a troca de informações é importante, para o surgimento de novas ideias. O professor Leandro Dias Curvo também elogiou a iniciativa e explicou que a dificuldade que surge em uma turma não é a mesma na outra. “Isso vai refletir no final do curso”, observou.

O módulo II acontece de 1º a 31 de maio e, o módulo III, de 1º a 18 de junho. O curso de extensão é por meio de EAD e tem, no total, 100 horas/aula. Ele será certificado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), após o dia 18 de junho, para quando está prevista a entrega dos trabalhos finais.

content_copyClassificado como