TCE-GO e Atricon debatem Plano Estratégico 2018/2023

access_time 7 anos atrás

Encontro foi o 18º realizado pela entidade com o objetivo de colher subsídios

Conselheiros, conselheiros substitutos e procuradores do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Goiás se reuniram na tarde de hoje (30/mai) com a diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, liderados pelo seu vice-presidente, conselheiro Albano Franco (TCE-MT). O encontro teve o objetivo de colher subsídios para o novo plano estratégico da Atricon para o período 2018-2023.

O conselheiro Albano Franco abriu a reunião falando sobre os avanços obtidos no período de 2012/2017 quando foi realizado o primeiro planejamento estratégico da entidade. Ele mencionou o Programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas, e o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC).

Em seguida, ele abriu a palavra aos conselheiros, conselheiros substitutos e procuradores goianos. Vários assuntos foram mencionados, como autonomia funcional e administrativa do Ministério Público de Contas, mudanças na composição dos tribunais, ampliação do diálogo entre as cortes de contas e o Legislativo, necessidade de unificação da base de dados, comunicação mais efetiva (e proativa) com a sociedade, atuação em rede dos órgãos de controle externo, profissionalização do corpo técnico, entre outros.

Os participantes destacaram o quanto é salutar que os membros, de diferentes origens, se respeitem e convivam em harmonia. E que ajam conjuntamente buscando atuar de forma que, efetivamente, beneficiem a sociedade.

Do TCE-GO, participaram o presidente, conselheiro Kennedy Trindade, e o vice-presidente, conselheiro Celmar Rech; os procuradores do MPC; Fernando Carneiro (procurador geral) e Eduardo Luz, e os conselheiros substitutos Humberto Lustosa, Marcos Borges, Flávio Lúcio Borges, Heloísa Helena Godinho e Claudio André Abreu. Da Atricon, além de Albano Franco, Patrícia Sarmento, conselheira Substituta do TCE-MS e Jaqueline Jacobsen, conselheira substituta do TCE-MT.

Pela manhã, os representantes da entidade já haviam se reunido com membros do Tribunal de Contas dos Municípios. O encontro no TCE-GO foi o 18ª realizado pela Atricon com membros de cortes de contas. Posteriormente, será também encaminhado um questionário para que os conselheiros e procuradores possam se posicionar quanto ao plano estratégico.

Com base nas contribuições recolhidas de todos os tribunais de contas, a Atricon vai apresentar uma versão preliminar do plano no final de agosto. Em setembro, a minuta ficará disponível no site da entidade para receber contribuições. Em novembro, durante o XXIX Congresso dos Tribunais de Contas, que será realizado em Goiânia, a proposta será submetida à apreciação. No mesmo evento, serão divulgados os resultados da edição 2017 do MMD.

content_copyClassificado como