TCE-MT: Prefeitura de Cuiabá inicia atividades do PDI

As Secretarias de Governo e do Planejamento da Prefeitura de Cuiabá foram representadas por servidores e o secretário de Governo de Cuiabá, Carlos Roberto da Costa, em uma reunião com a equipe do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI, do Tribunal de Contas de Mato Grosso para iniciar as atividades com enfoque inicial no planejamento estratégico. Instituído em 2012, o PDI tem como objetivo contribuir pra a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando e incentivando a adoção da gestão voltada para resultados em benefícios da sociedade. Pautado pela Transparência e Controle Social, Educação Continuada, Eficiência, Inovação e Planejamento, o PDI passa a auxiliar a Prefeitura a trabalhar com foco nas necessidades da população e na prestação de serviço eficiente.

“A Prefeitura de Cuiabá tem, em sua equipe, cinco servidores de carreira que estarão encarregados de fazer a ponte entre a Prefeitura e o TCE para dar andamento nos cinco projetos do PDI. Essa é uma decisão do prefeito (prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro) que percebeu a necessidade de trabalhar com planejamento para fazermos um bom trabalho. A Prefeitura de Cuiabá é muito antiga, sempre teve resistência a trabalhar de forma planejada. Mas, agora, nossa visão é que o gestor precisa saber das necessidades das comunidades e levar benfeitorias que realmente são necessárias”, disse o secretário de Governo.

O PDI possui cinco projetos: 1 – Apoio ao Planejamento Estratégico; Projeto 2 – Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã; Projeto 3 – Orientação por meio de cursos presenciais e a Distância; Projeto 4 – Controle Gerencial utilizando o Sistema Geo-obras; Projeto 5 – Modernização Institucional. A secretária de Articulação Institucional do TCE, Cassyra Vuolo, concorda com o secretário de Cuiabá sobre o acesso à informação e o Consciência Cidadã como ponte de diálogo entre os gestores e a população. “Com o planejamento estratégico e todos os projetos do PDI certamente as demandas da sociedade serão atendidas com eficiência”, comentou Cassyra.

A coordenadora do PDI, Naíse Godoy de Campos Silva Freire, fez as apresentações entre os técnicos do TCE, responsáveis por cada um dos cinco projetos, bem como dos servidores encarregados do PDI na Prefeitura de Cuiabá. “Agora, a sintonia tem que ser perfeita e estaremos sempre orientando, quando necessário, e também colaborando para que as etapas sejam cumpridas”, disse.

Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI)

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) foi criado com base na própria expertise adquirida pelo TCE-MT como o planejamento estratégico, a utilização de novas tecnologias e a função orientadora para disseminar práticas de boa governança. Esta obra traz um apanhado completo sobre todos os projetos que compõem o programa e suas etapas de desenvolvimento.