Rondonópolis terá 3 dias de capacitações e Consciência Cidadã

Entre quarta (26) e sexta-feira (28.04), o Tribunal de Constas de Mato Grosso realizará dois eventos de capacitação em Rondonópolis, o Democracia Ativa, para vereadores de 16 municípios da região, e o Gestão Eficaz, para prefeitos, secretários municipais e servidores públicos. Ambos acontecerão no auditório da Prefeitura. Na quarta, a partir das 18h30, a população de Rondonópolis poderá participar ainda do Programa Consciência Cidadã, dedicado a fazer de cada morador um fiscal do dinheiro público. PROGRAMAÇÃO VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO Em entrevista à imprensa rondonopolitana, a secretária de Articulação Institucional do TCE-MT, Cassyra Vuolo, explicou que o evento – que será realizado no Ideias Buffet, tem como foco apresentar os diversos caminhos "para que todos tenham acesso à movimentação da administração municipal e estadual". As ferramentas mais comuns são os Portais de Transparência, as audiências públicas de prestação de contas, a cobrança do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, a Lei Orçamentária Anual – LOA, entre outros serviços e publicações que o cidadão pode entender melhor para acompanhar a aplicação dos recursos.O Consciência Cidadã, que já foi realizado ano passado no município, pretende mobilizar grande parte da população, abrindo espaço para debates e perguntas. "O programa é uma ferramenta para aproximação do cidadão com o Tribunal de Contas, para que a população fique mais ligada às questões do seu município, como aplicação de recursos, contratação de pessoal, resultados das ações e serviços, enfim, que participe ativamente do processo de acompanhamento e fiscalização da administração pública municipal e estadual", comentou.