TCE capacita servidores municipais para operar o software GPE

Capacitação aos servidores das prefeituras dos municípios de Jaciara e Tapurah O Tribunal de Contas de Mato Grosso, realizou nesta sexta-feira,10, mais um curso de capacitação com os servidores de prefeituras de municípios adesos ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). Durante o curso, os servidores municipais foram capacitados a operarem o software de Gerenciamento do Plano Estratégico (GPE). O software, desenvolvido e fornecido aos municípios gratuitamente pelo Tribunal de Contas, é uma ferramenta que facilita o acompanhamento da execução do planejamento estratégico no município. Segundo o auditor público externo do TCE e coordenador do Programa I do PDI, José Marcelo Perez, o GPE oferece todo o suporte necessário para que os gestores avaliem em tempo real e acompanhem os resultados das ações previstas no Planejamento Estratégico, corrigindo eventuais distorções e aplicando soluções para os problemas encontrados. "O GPE garante qualidade e eficiência na gestão do Planejamento Estratégico, além oferecer a custo zero aos municípios, consultoria para solução de problemas identificados na gestão dos projetos, programas, ações e atividades em todas as áreas da administração pública", explicou Marcelo Perez. Atualmente, o PDI conta com 23 municípios adesos, dos quais, três enviaram técnicos para serem capacitados em função da troca de gestores após a eleição no ano passado. A meta do TCE-MT é alcançar até 2020, um total de 40 municípios aplicando integralmente o programa. O QUE É PDI O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) foi criado em 2012 com base na própria expertise adquirida pelo TCE-MT como o planejamento estratégico, a utilização de novas tecnologias e a função orientadora para disseminar práticas de boa governança. O PDI é composto por cinco projetos: projeto 1 – Apoio ao Planejamento Estratégico; projeto 2 – Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã; projeto 3 – Orientação por meio de Cursos Presenciais e a Distância; projeto 4 – Controle Gerencial utilizando o sistema Geo-Obras; projeto 5 – Modernização Institucional e 6 – TCEndo Cidadania .