Controladoria participa de Assinatura do Termo de Adesão à Rede de Controle da Gestão Pública

A Controladoria Geral do Município participou da solenidade de Assinatura do Termo de Adesão por parte do Estado à Rede de Controle da Gestão Pública, que aconteceu nesta quinta-feira (23), no Palácio Paiaguás. Durante a ocasião, o controlador Marcus Brito salientou a importância do envolvimento do governo neste núcleo, além de pontuar quais os efeitos que o investimento na transparência em Cuiabá geram nos demais municípios de Mato Grosso.

“Com o ingresso do Governo do Estado na Rede, todos seremos capazes de atuar com mais ênfase em prol do controle social e interno das gestões. Transparência é um dever dos órgãos públicos e ela permite que o cidadão se envolva com tudo aquilo que acontece na região onde mora. Nós devemos zelar pela prevenção, detecção e combate contra a corrupção e o compromisso firmado nesta solenidade certifica a iniciativa do governador Pedro Taques de trabalhar conjuntamente e não autonomamente. Além disso, o acréscimo da Procuradoria Geral do Estado e do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção permitirá que eles conheçam com mais profundidade as ações e medidas que já adotamos na Prefeitura e que têm tornado nossa Capital uma referência estadual e até nacional”, afirmou.

Segundo o governador Pedro Taques, a inclusão do poder Executivo Estadual é inédita e revela a preocupação da gestão com a transparência pública. “Hoje nos estamos inserindo a PGE e o Gabinete na Rede de Controle, que é um conjunto de instituições que tem por objetivo trabalhar na prevenção da corrupção. Isso é importante pra nós e eu agradeço por esse núcleo aceitar a nossa participação colaborativa. Nós devemos, todos os dias, nos atentar a essa questão, para que irregularidades não continuem a ocorrer nos poderes públicos. Esta adesão também mostra que não temos temor ou receio de qualquer fiscalização”, falou.

Para o conselheiro do Tribunal de Contas e coordenador da Rede, Moisés Maciel, todas as instituições envolvidas combaterão juntas qualquer contravenção que envolver os recursos públicos, realizando a prevenção no âmbito do Estado de Mato Grosso. “Faremos o fortalecimento das instituições de controle, além de muita troca de informações, colaboração e cooperação em benefício do cidadão mato-grossense” concluiu.

Com a chegada da CGE e do Gabinete de Transparência, a Rede de Controle da Gestão Pública passa a contar com 16 instituições distintas, que englobam também a Controladoria e a Procuradoria Geral do Município, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, os Conselhos Regionais de Engenharia e de Arquitetura, o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público de Contas, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, Advocacia Geral da União, Polícia Federal e Controladoria Geral da União.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cuiabá / RAFAELA GOMES CAETANO

Foto: Gustavo Duarte