TRE implanta o Banco de Talentos; ferramenta busca excelência dos resultados organizacionais e na prestação dos serviços
Conhecer as habilidades e saberes de seus colaboradores para aproveitá-los em busca da excelência dos resultados organizacionais e na prestação dos serviços públicos. É com esse objetivo que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso implantou a ferramenta de Gestão de Pessoas denominada Banco de Talentos.
Todos os servidores da Justiça Eleitoral poderão informar suas qualificações e experiências no Banco de Talentos.
Na ferramenta o servidor poderá inserir em seu currículo: áreas de atuação no Tribunal (atual e anteriores); áreas de interesse com a descrição da atividade pretendida; as habilidades pessoais; as competências declaradas e as experiências profissionais. O Banco permite ainda, inserir informações como idiomas e qual nível (básico, intermediário ou avançado); as produções intelectuais e técnicas (artigos, livros, palestras, monografias, teses e afins) e outros cursos.
As informações constantes no Banco de Talentos servirão de base para a Administração na formação de equipes multidisciplinares para a realização de atividades e elaboração de projetos, além da constituição de comissões e grupos de trabalho e irão subsidiar os processos de seleção para atividades de instrutória interna, bem como a escolha de quais servidores estão mais aptos para exercer determinadas funções comissionadas ou cargos em comissão. A Administração poderá ainda, analisar as experiências profissionais e competências do servidor para lotá-lo em uma unidade do Tribunal na qual será mais útil para a Instituição.
“O objetivo dessa ferramenta é possibilitar o registro e o gerenciamento dos perfis profissionais de nossos colaboradores, onde possamos identificar os talentos internos. Ao aproveitar as potencialidades individuais do servidor poderemos assegurar o seu desenvolvimento humano e profissional, bem como a excelência dos resultados organizacionais e dos serviços públicos prestados”, ressaltou a coordenadora de educação e desenvolvimento do TRE, Luciana de Almeida Callejas.
A inscrição no Banco de Talentos é acessível por meio de login e senha e está condicionado à previa concordância com os seus Termos e Condições.
O Banco de Talentos foi instituído pela Portaria nº 100/2017.
Jornalista: Andréa Martins Oliveira