Operação Trypes combate extração ilegal de cascalho no Mato Grosso

access_time 7 anos atrás

Cuiabá/MT – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30/5) a Operação Trypes, com o objetivo de colher indícios e provas do envolvimento de pessoas em atividades ilegais de extração de cascalho na região do cinturão verde do bairro Pedra 90, em Cuiabá/MT.

Cerca de 22 policiais cumprem 7 mandados de busca e apreensão, tendo como alvos residências e estabelecimentos comerciais nos bairros Pedra 90 e Rodoviária Parque, em Cuiabá.

As investigações tiveram início em 2016 a partir de uma denúncia anônima que apontou a existência de um grupo que vinha explorando a área do cinturão de três maneiras: sem autorização, com autorização vencida ou exploração em área autorizada sem o devido conhecimento do proprietário.

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e o Ministério Público Federal (MPF) encaminharam a informação à Polícia Federal que iniciou os trabalhos de investigação. No mesmo ano, a PF realizou ação ostensiva no local, apreendendo maquinários e identificando suspeitos.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de usurpação de bem mineral, organização criminosa e lavagem de dinheiro, por conta da ocultação da origem ilícita do material explorado.

O nome da operação, Trypes, é o significado em grego da palavra buraco.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso
cs.srmt@dpf.gov.br | www.pf.gov.br
Contato: (65) 3927-9116 / 99284-8987

content_copyClassificado como