
Rede de Controle reforça cultura de integridade e planeja evento para fortalecer governança nos municípios de Mato Grosso
A Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso se reuniu na tarde da última quinta-feira (22.05), na sede da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), com o objetivo de avaliar o andamento das deliberações pactuadas anteriormente e traçar estratégias para a expansão dos programas de integridade nos municípios mato-grossenses.
O encontro foi conduzido pelo coordenador da Rede, o Secretário Controlador-Geral do Estado, Paulo Farias, e contou com a participação de representantes da Prefeitura de Cuiabá, da Controladoria-Geral da União (CGU), do Ministério Público Estadual (MPE), da Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (AUDICOM-MT) e Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso(TRE).
Durante a reunião, foram definidas duas deliberações importantes para o avanço da cultura de integridade no estado. A primeira é a construção de um referencial técnico para a implantação de programas de integridade nos municípios, considerando suas diferentes realidades e estruturas administrativas.
“Nosso desafio é levar a integridade a todos os municípios, desde os maiores até os menores, adaptando modelos e garantindo que cada gestor tenha condições de implementar práticas que promovam uma gestão pública mais ética e eficiente”, destacou Paulo Farias.
A segunda deliberação aprovada é a realização de um evento da Rede de Controle, previsto para o final de 2025, com foco na disseminação de boas práticas de governança, integridade e controle social. O evento reunirá gestores públicos, órgãos de controle, sociedade civil e especialistas para debater desafios e soluções na promoção de uma gestão pública mais íntegra e transparente.
Além disso, os representantes dos órgãos presentes compartilharam experiências e práticas bem-sucedidas de programas de integridade que já são executados em suas instituições. Cada órgão contribuiu com ideias, metodologias e modelos, fortalecendo o debate e oferecendo subsídios para a elaboração do referencial técnico que será construído coletivamente pela Rede.
A Rede de Controle tem se consolidado como um espaço estratégico de articulação entre órgãos de fiscalização e controle, promovendo ações colaborativas que fortalecem a governança pública em Mato Grosso.