TRE apresenta ações à Rede de Controle para campanha eleitoral

TRE apresenta ações à Rede de Controle para campanha eleitoral

access_time 6 anos atrás

O Tribunal Regional Eleitoral apresentou, nesta quarta-feira(18.07), aos membros da Rede de Controle, as ações do grupo de trabalho (GT) eleitoral.

O trabalho com foco no financiamento e prestação de contas de campanhas nas eleições deste ano foi apresentado na reunião da rede na sede do TRE-MT. Na oportunidade, representantes de outros órgãos fiscalizadores, membros da rede, também propuseram ações e opinaram sobre as atividades apresentadas pelo GT Eleitoral.

A atividade do GT Eleitoral terá o apoio de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que ficarão com a parte das análises das prestações de contas. Serão oferecidos treinamentos, suporte aos cartórios, atendimentos ao público interno e externo (orientações). O GT Eleitoral cuidará dos levantamentos e cruzamentos de dados sobre arrecadação e gastos. Já com o Ministério Público Federal e a Polícia Federal ficaram os cumprimentos de diligências e ações de campo.

No plano de ação das atividades estão previstas ainda capacitações, reuniões com partidos, candidatos, advogados, contadores e demais interessados, além das ações de inteligência, preparação do ambiente de exame para prestações de contas, preparação de força tarefa para análises de contas, execução da análise e julgamento das contas.

O Desembargador Márcio Vidal, presidente do TRE-MT, salientou a importância de todas as instituições membros da rede caminharem juntas para o êxito nas ações propostas pelo GT Eleitoral. “Cada um de nós tem que ter criatividade, saber como vamos agir, claro, respeitando os preceitos profissionais. Esperamos as reações de todos aqui presentes, temos que ter a consciência de que a política e a cidadania vão nos acompanhar em todos os momentos. Por isso, vamos participar ativamente”, disse o presidente.

Outra possibilidade levantada, durante a reunião, foi a utilização do aplicativo “Fiscal Cidadão”, que tem o objetivo de estimular a sociedade a acompanhar cada candidato. A ideia ainda está em construção, apesar de o aplicativo já existir.

Na próxima reunião da Rede de Controle, cada instituição deve apresentar suas ideias para contribuir com o projeto do GT Eleitoral que será iniciado na sequência.

content_copyClassificado como