TCEduc encerra capacitações de 2018 atingindo 100% dos municípios do Ceará

Ao contemplar os 184 municípios do Ceará, o Programa TCEduc – Formação e Aprimoramento da Gestão, desenvolvido pelo Instituto Plácido Castelo (IPC), escola de gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, teve seu encerramento nesta quarta-feira (20/6), no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. Em dez encontros regionais realizados neste primeiro semestre, as visitas itinerantes contaram com 6.242 participantes.

Na abertura do evento, o diretor-presidente do IPC, conselheiro decano Alexandre Figueiredo, frisou que o papel do Tribunal é servir ao povo cearense por meio de cursos, orientações e constantes capacitações, tendo o cidadão como aliado no exercício do controle social.

Alexandre Figueiredo elencou que, além do TCEduc, o Tribunal privilegia ações que estimulam a participação da sociedade, como o TCE Debate, Café com Leitura, Café com Dados, além da Biblioteca Ministro Raimundo Girão que oferece acesso à pesquisa liberado para servidores e sociedade, disponibilizando mais de oito mil títulos virtuais e físicos.

Durante o TCEduc foram ofertados os cursos “Aspectos Relevantes da Licitação sob o Enfoque dos Tribunais de Contas” e “Qualificação de Gestores Escolares na Aplicação dos Recursos Públicos”. Ambas capacitações com oito horas/aula e na modalidade presencial.

Na 10ª edição, 164 participantes conferiram a formação sobre aspectos da gestão escolar, na Escola Estadual de Ensino Profissional (EEEP) Eusébio de Queiroz, onde também ocorreu a abertura do evento e a ação de controle social do programa Agente de Controle, com a presença de 100 estudantes entre lideranças e participantes do grêmio estudantil.

Já na Escola de Ensino Fundamental Neusa de Freitas Sá, o público chegou a 120 participantes, entre secretários municipais do Eusébio e cidades vizinhas, vereadores, servidores e gestores públicos, que ampliaram seus conhecimentos acerca de licitações, um dos temas mais recorrentes no TCE. Ao longo da programação, foram apresentadas as ferramentas de acesso à Ouvidoria, por meio da palestra “Ouvidoria: o canal de comunicação do TCE Ceará e a sociedade”.

Na apresentação do programa Agente de Controle, que vislumbra a difusão entre estudantes sobre a importância da fiscalização dos gastos públicos e a participação cidadã no controle social, a interação entre alunos e a direção do IPC foi completa com a troca de informações, debate e sessão de “tira dúvidas” com os estudantes, que puderam aproximar-se das ações e missão do órgão.

Os alunos registraram suas impressões, como a estudante Gabriela Guimarães: “Foi tudo muito bem explicado. Gostei bastante, porque nós jovens somos o futuro da nação e saber deste assunto é fundamental. O Tribunal se preocupar conosco é maravilhoso”. Para Francisco dos Santos, “a palestra foi bastante interativa e deu para aprender muito sobre o que é e o que faz o TCE. Foi bem proveitoso”.

Ao longo dos seis primeiros meses deste ano, as visitas aconteceram nas cidades de Juazeiro do Norte, Iguatu, Crateús, Tianguá, Russas, Quixadá, Baturité, Cruz, Itapipoca e Eusébio, atingindo as Cidades circunvizinhas.

O TCEduc é uma ação intersetorial do Tribunal, reunindo servidores e colaboradores de diversas áreas da administração pública em prol da disseminação do conhecimento e auxílio nas gestões, através de capacitações.

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3177-tceduc-encerra-capacitacoes-de-2018-atingindo-100-dos-municipios-do-ceara