Projeto de extensão oferece curso sobre aquíferos e ciclo hídrico

access_time 6 anos atrás

No próximo dia 23 de junho, das 8h às 12h, será realizado no auditório do bloco didático I, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuiabá, um minicurso de Ensino de Hidrogeologia. A atividade é direcionada para professores de ensino médio e fundamental, e será ministrada pelo professor Dr. Renato Blat Migliorini. Serão abordados os tópicos: ciclo hidrológico, água subterrâneas e aquífero guarani.

A atividade é coordenada e desenvolvida pelo Instituto de Engenharia da UFMT, Campus de Várzea Grande. O minicurso é uma iniciativa do Projeto Qualificação Continuada em Geociências e faz parte do conjunto de ações do Programa de Extensão Educação, Geociências e Mineração.

O projeto através desta ação, apresenta uma proposta de contribuir para o fortalecimento do ensino sobre o ciclo da água, em especial sobre as águas subterrâneas. Como a água flui dentro das rochas? Por onde ela passa antes de chegar aos rios? Essas são algumas perguntas que serão respondidas.

Os aquíferos são responsáveis diretos pelo abastecimento de parte da população brasileira. Assim, compreender sobre a dinâmica e funcionamento destas importantes reservas de água é fundamental para que os estudantes tenham uma boa formação e saibam fazer o uso racional dos recursos naturais do nosso planeta.

professor Dr. Renato Blat Migliorini.

A atividade do projeto pretende auxiliar no ensino através da apresentação ferramentas e conteúdo que para professores. Para que possam posteriormente aplicar em sala de aula com os seus alunos. Em Mato Grosso, por exemplo, existe uma parte do Aquífero do Guarani, mas onde ele está? Qual a relação deste aquífero com a nossa vida? Como ele se formou?

Para fazer a inscrição a pessoa deve doar 1 kg de alimento não perecível, as vagas são limitadas a 50 pessoas. Serão disponibilizados certificado de 04 horas para todos os participantes. Em caso de dúvidas ou para buscar outras informações encaminhe um e-mail para qualificageociencias@gmail.com

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8mzlHdc8KqR6io_cCv01ot9EtumJ3z5kI5YSdJXrONuvjRA/viewform

Página no facebook do projeto: https://www.facebook.com/qualificageociencias/

*Da Assessoria

Fonte: CREA-MT

content_copyClassificado como