Atual gestão completa 150 dias com avanços e resultados positivos

O dia 31 de maio de 2018, é a data que marca os primeiros 150 dias de gestão do engenheiro agrônomo João Pedro Valente à frente da presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). São cinco meses de muito trabalho e dinamismo, características que marcam o início de sua administração que alcançaram resultados positivos juntamente com entidades de classe, conselheiros e funcionários, com objetivo de beneficiando a sociedade e profissionais da área tecnológica de modo geral.

O presidente João Pedro Valente destaca que os trabalhos desenvolvidos nesse período são marcados por vários avanços implementados no Conselho. E cita como exemplo a ampliação de convênios com prefeituras municipais para expansão da fiscalização. “Neste primeiro ano, prezamos pelo fortalecimento das relações com os poderes Legislativos, Executivos, Estaduais e Municipais, por meio da nossa Assessoria Parlamentar, que busca inserir o Crea-MT em discussões importantes a exemplo da criação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e da criação de cargos para assessores técnicos de engenharia em prefeituras, além de selarmos o compromisso com governador do Estado de Mato Grosso em regularizar os salários dos engenheiros em concursos públicos, entre vários outros”, enumerou João Pedro Valente.

De acordo com o gestor, os trabalhos também visam o fortalecimento das entidades de classe, que são a base do Sistema ConfeaCrea e Mútua. Propondo parceria, através de um chamamento público e a criação do setor de Relações Institucionais do Crea-MT, bem como a Câmara das Entidades de Classe e a criação da Câmara de Mediação e Arbitragem.

“Com objetivo de priorizar o ser humano e fazer uma gestão pensando nos colaborados do Crea-MT, implantamos a Gerência de Recursos Humanos. Buscamos sempre a excelência no atendimento ao público e o fortalecimento dos inspetores lotados nas 24 unidades do Crea-MT nos municípios do interior de Mato Grosso. Também estamos revisando o Regimento Interno, bem como readequamos o organograma, implantando estrutura organizacional e fluxograma de processos, visando celeridade dos trabalhos”, explicou o presidente.

Outra ação desenvolvida nestes cinco meses foi a criação de um grupo de trabalho para desenvolver planos para a estruturação da Escola da Engenharia, proposta que faz parte dos pilares dentro do plano de gestão participativa. Tornar viável recursos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu) para o Crea Mato Grosso também é meta. “O Prodesu tem como objetivo angariar e gerenciar recursos orçamentários e financeiros para programas voltados à implementação de políticas de sustentabilidade do Sistema Confea/Crea e Mútua. Já apresentamos estes projetos e estamos certos que teremos resultados positivos”, avalia o gestor.

No próximo dia 15 de junho está prevista a inauguração da Inspetoria de Sapezal. Na mesma data, será realizada a Plenária Mensal no município. E, a equipe técnica do Crea-MT se prepara para a construção da nova sede do Conselho. “Um sonho antigo dos nossos profissionais que agora queremos tirar do papel”, afirmou João Pedro Valente, que também está investindo no estudo do plano de cargos e salários para os funcionários do Regional.

No último 29 de maio, o Crea Mato Grosso, sediou a 2º Reunião do Colégio de Presidentes dos Creas da Região Centro-Oeste (GO, MT, MS e DF). Assuntos de relevância regional e nacional foram discutidos com a participação do presidente do Crea-MS, Dirson Artur Freitag, da presidente do Crea-DF, Maria de Fátima Ribeiro Có, do chefe do Departamento Técnico do Crea-DF, Gilberto Campos, e do conselheiro Federal por Rondônia, Inarê Poeta. De Mato Grosso, o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente, o conselheiro Federal por Mato Grosso André Luiz Schuring, o diretor Geral da Mutua-MT Adjane Prado, os diretores do Crea-MT Marcelo Capellotto e Rejane Castiglioni, o superintendente Operacional do Crea-MT, Giovani Marcos Bertol e o chefe de Gabinete do Crea-MT Péricles Baiceres Schimidt.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT