TCE lança sistema para facilitar transparência e fiscalização de planos estratégicos de Prefeituras

Presidente do TCE-MT anuncia funcionamento do sistema GPE Cidadão A fiscalização da execução dos planos estratégicos de 24 Prefeituras Municipais está agora ao alcance de qualquer cidadão. O livre acesso é possível com o uso do Sistema GPE Cidadão, disponibilizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso aos municípios adesos ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) e que, em consequência, adotaram a cultura do planejamento estratégico. Criado como ferramenta eletrônica de gestão, doravante o GPE também será um instrumento de controle social. O GPE Cidadão foi disponibilizado pelo TCE-MT para as Prefeituras Municipais de Água Boa, Alta Floresta, Cáceres, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Itiquira, Jaciara, Juína, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Nortelândia, Primavera do Leste, Querência, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Sinop, Tangará da Serra, Tapurah e Várzea Grande. Divulgação GPE – Gerenciamento do Planejamento Estratégico: manual do usuário 2ª Edição Este Manual do usuário do sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), já em sua 2ª edição, teve como inspiração a experiência do TCE-MT desde 2006 com essa poderosa ferramenta de gestão, que foi capaz de guindar a Instituição a patamares de excelência na atividade que desempenha. O TCE-MT disponibiliza o software do GPE a todas as unidades gestoras fiscalizadas e acompanha o desenvolvimento e implantação do planejamento estratégico de longo prazo na administração pública. ACESSE O LIVRO VITRUAL A inclusão no GPE das informações relativas aos planos, metas, execução e resultados é de responsabilidade de cada secretário municipal diretamente ligado às ações planejadas. As equipes dessas prefeituras receberam capacitação e são acompanhadas pelo TCE-MT por meio de três projetos do PDI: o de Apoio ao Planejamento Estratégico, o de Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, e o de Modernização Institucional.