Geólogos debatem turismo e desenvolvimento sustentável em workshop sobre o Geoparque de Chapada dos Guimarães

A Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE) é parceira de um workshop que está sendo sediado pela secretaria municipal de Turismo de Chapada dos Guimarães, nos próximos dias 9 e 10 de abril, sobre o Geoparque de Chapada dos Guimarães que debaterá o desenvolvimento sustentável alicerçado em três pilares: geoconservação, educação e geoturismo. A proposta para criação do Geoparque de Chapada dos Guimarães engloba todo o território do município e visa relacionar aspectos relativos à Geologia, Paleontologia, Arqueologia, História, biodiversidade e cultura regional.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) considera como Geoparque áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Sua abordagem ascendente que combina a conservação com desenvolvimento sustentável e que, ao mesmo tempo, envolve as comunidades locais, está se tornando cada vez mais popular.

A programação do workshop engloba diversas palestras, oficinas e minicursos que debaterão aspectos relacionados à consolidação da proposta do Geoparque. O evento contará com a presença de pesquisadores nacionais e regionais, além de autoridades e empresários ligados ao desenvolvimento do turismo em Mato Grosso. Entre as atividades desenvolvidas, está também o concurso Geoparque em Desenho, que premiará os melhores desenhos desenvolvidos pelos estudantes das escolas de Chapada dos Guimarães.

O evento é organizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e conta com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT); secretarias de Estado de Educação (SEDUC) e Desenvolvimento Econômico (SEDEC); Serviço Geológico do Brasil (CPRM); Companhia Mato-Grossense de Mineração (METAMAT); Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS); Associação de Guias e Condutores de Turismo de Chapada dos Guimarães (AGCE); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR); Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE); Espaço Alquimia & Arte; Grupo Villa Guimarães, Pousada Penhasco; Pousada Casa da Quineira; Restaurantes Trapiche; Café Lê Blue; Eco Turismo Cultural; Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso (SINGTUR), Pró-Associação dos Condutores de Ecoturismo de Chapada dos Guimarães, além Prefeitura Municipal, anfitriã do workshop. Confira abaixo a programação completa do evento e demais atividades, bem como inscrições.

As inscrições são gratuitas e limitadas e devem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdOlLM95Cs9c8YpU_AdQcIZiMtCyFJFxalZYO5wWq_kEIWjnQ/viewform

DIA 09

13h Abertura

14h O que é um geoparque?

Prof. Dr. Marcos Antônio Leite do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

15h Histórico da proposta do Geoparque de Chapada dos Guimarães.

Prof. Caiubi Emanuel Souza Kuhn (UFMT)

16h Geologia de Chapada dos Guimarães.

Geólogo Anderson Alves Souza (CPRM)

17h Turismo de Base Comunitária

Fernando Francisco Xavier (ICMBio)

DIA 10