Workshop abordou sustentabilidade internacional na construção de escolas públicas

O assessor parlamentar do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Eloi Pereira, participou do workshop ‘Edificações verdes e infraestrutura sustentável’, no dia 02 de março, no auditório da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT). O objetivo foi de apresentar parâmetros internacionais de sustentabilidade na construção de escolas públicas e de incentivar que os arquitetos e engenheiros ousem em seus projetos e pensem em escolas com tecnologias construtivas em harmonia com a natureza e respeitando a cultura local.

Também participaram do evento representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), que enriqueceram o debate falando sobre a importância de construir um projeto integrado, atendendo os anseios da comunidade e utilizando insumos locais.

O workshop ‘Edificações verdes e infraestrutura sustentável’ foi conduzido pelo doutor em arquitetura sustentável Muhamad Afiq Salehudin e o pelo diretor global de infraestrutura do Escritório das Nações Unidas, o engenheiro civil britânico doutor Steven Crooskey.

O representante do Crea-MT também integra a Câmara Setorial Temática de Engenharia da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e juntamente com Marco Argolo explanaram sobre os trabalhos e a propositura legislativa que a Câmara Temática está realizando através do fortalecimento da engenharia e o desenvolvimento logístico do Estado de Mato Grosso, a exemplo de promover um amplo debate e evidenciar o papel da engenharia como fator de propulsão para o desenvolvimento social e econômico do estado.

Tendo em vista a importância da Câmara Temática para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso, os representantes da ONU demonstraram interesse em integrar a mesma. “Os profissionais das Nações Unidas assumiram o compromisso de visitar o Crea-MT no início de abril deste ano, e discutir mais sobre a necessidade de inovação, seguindo parâmetros internacionais de sustentabilidade”, disse Eloi.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT