IFMT e Crea-MT estudam parceria para beneficiar profissionais com cursos de pós-graduação

Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estiveram reunidos no último dia 02 de março, com o objetivo de formar um grupo de trabalho para construir um programa de qualificação voltado aos profissionais da área tecnológica, a exemplo de cursos de capacitação, especialização e futuramente de mestrado e doutorado.

A iniciativa partiu do presidente do Crea-MT, João Pedro Valente, que tem como uma das metas de sua gestão, a valorização dos profissionais registrados no Conselho, através da oferta da qualificação profissional. “A busca pelo sucesso profissional passa pela capacitação permanente e o Conselho pode ajudar os profissionais a buscarem essa capacitação através de parcerias com as instituições de ensino. O diploma universitário muitas vezes já não basta diante das exigências do mercado de trabalho e dos modernos conceitos de gestão. Entendemos que a atualização é necessária aos profissionais do setor tecnológico, por isso estamos buscando parceria primeiramente com o IFMT para num futuro próximo conseguirmos ofertar uma oportunidade de capacitação com qualidade aos nossos profissionais”, explicou João Vente.

Segundo o presidente do Crea-MT, neste primeiro momento foram definidos alguns eixos de trabalho, como realizar uma pesquisa e identificar a maior demanda dos profissionais, em termos de qualificação. E, também a assinatura de um termo de cooperação entre o IFMT e Crea-MT para que cada um dentro da sua competência possa oferecer serviços que beneficiem ambos e também a sociedade.

João Valente e Willian de Paula

O reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, detalhou que o grupo de trabalho irá pensar e planejar, quais seriam as ações que o Instituto poderia trabalhar junto com o Crea-MT e vice-versa. “Gostamos muito da ideia de que nossos alunos poderão aprender com as fiscalizações do Crea-MT e os profissionais do Conselho poderão participar de cursos de formação inicial e continuada, além de nossos eventos, palestras e oficinas”, salientou Willian de Paula.

“Estou surpreso com o resultado positivo da reunião. Também falamos sobre a possibilidade de convênios para fiscalização integrada, demandas da população carente e demandas do Ministério Público. Com isso, visualizamos uma frente de trabalho para que possamos desenvolver, tanto no sentido de dar visibilidade ao Conselho e de participar do processo educacional e de formação dos alunos que hoje pertencem ao Instituto”, ressaltou o presidente do Crea-MT.

Também participaram da reunião a diretora de Graduação do IFMT, Mariane Costa, o Pró-reitor de Extensão do IFMT, Marcos Taques, o conselheiro do Crea-MT e diretor da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sérgio Magalhães, o engenheiro eletricista e advogado, professor do IFMT Alessadro Marcondes Alves e o engenheiro e mestre do IPEM-MT, Augusto César de Figueiredo.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT