Crea-MT participa de reunião sobre gestão de riscos e desastres naturais

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), através da Câmara Especializada de Geologia, Minas e Metalurgia, participou terça-feira (20), de uma reunião no município de Nova Santa Helena – distante 633 km ao Norte de Cuiabá, com o objetivo de discutir sobre a captação de recursos para gestão de riscos e desastres naturais. Também participaram da reunião, integrantes do Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR), do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia (CIDSPA) e representantes de oito municípios da região.

Os trabalhos foram divididos em dois momentos, o primeiro, teve a participação da equipe da Defesa Civil de Mato Grosso e do Crea-MT, que apresentaram aos gestores municipais um modelo de captação de recursos por meio da estrutura dos municípios consorciados, com ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, voltadas à proteção e defesa civil.

Os temas expostos foram: O que é Defesa Civil e o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil; Captação de Recursos para obras e projetos de prevenção mítica e preparação para desastres naturais; Elaboração de proposta para obtenção de recursos, sob a ótica da prevenção de desastre; Gestão técnica para aprovação de proposta de convênios; Gestão técnica para Execução de convênios; Gestão técnica para prestação de contas e liberação de parcelas; programa de prevenção de risco de desastre do Ministério da Integração.

Para o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia (CIDSPA), Humberto Paiva de Oliveira, foi de fundamental importância para os oito municípios que participaram, pois eles entenderem a dinâmica da defesa civil que hoje mudou sua forma de agir. “Antes éramos reativos, precisava acontecer um problema, um desastre natural, para atuarmos com parcerias e a elaboração de projetos buscando recurso para fazer uma correção. Agora trabalhamos na prevenção para reduzir os impactos de desastres junto à população local”, destacou o secretário.

De acordo com o representante do Crea-MT, coordenador da Câmara Especializada de Geologia, Minas e Metalurgia, conselheiro Caiubi kuhn, o evento foi eficiente para apresentar aos municípios a importância dos profissionais do Sistema Confea/Crea em situações de prevenção de desastres naturais. “Também mostramos que determinadas atividades que envolvem os profissionais a exemplos dos geólogos na caracterização de áreas de risco e os civis nas construções buscando a segurança das populações, não pode ser substituído”, detalhou.

Já em um segundo momento, a reunião foi voltada para a apresentação de propostas de trabalho visando o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo, nos mesmos moldes do que já está em andamento no Consórcio Intermunicipal Norte Araguaia.

A reunião também detalhou aos gestores do turismo dos municípios da região uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento sustentável, viabilizando ações e projetos que possam estruturar o corredor turístico do Norte mato-grossense.

Os assuntos expostos foram: Metodologia do Diagnóstico; Objetivos; Etapas; Parceiros Envolvidos; Importância do Consórcio Intermunicipal no Suporte aos Municípios com Potencial Turístico; Fortalecimento dos Corredores Turísticos; ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Promoção e Infraestrutura; Desenvolvimento Endógeno; Mapa Turístico e Captação de Recursos para a Infraestrutura Turística.

A prefeita, de Nova Santa Helena, Terezinha Guedes Carrara, agradeceu pelo encontro realizado em sua cidade e falou da importância da reunião. “Para nós foi de grande valia participar desse treinamento, integramos o Consórcio do Portal da Amazônia, destaco principalmente os conhecimentos que nos foram trazidos sobre projetos na área de defesa civil”, disse a prefeita.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT