CGE comemora Dia do Ouvidor com palestra sobre felicidade no trabalho

access_time 6 anos atrás

A ciência da felicidade aplicada ao trabalho foi tema de palestra promovida pela Controladoria Geral do Estado (CGE) em comemoração ao Dia do Ouvidor, celebrado em 16 de março.

A ideia foi trazer aos ouvidores estaduais referências de como ser feliz no trabalho mesmo diante de eventuais adversidades no exercício da função de intermediar a comunicação entre a administração pública e o cidadão. “Os ouvidores desenvolvem um trabalho emocionalmente desgastante, pois lidam o dia inteiro com situações pontuais que afetam a vida das pessoas. A palestra visou motivá-los nessa missão”, salientou a  superintendente de Ouvidoria da CGE, Aline Landini.

Na oportunidade, a psicóloga e coach Bruna Luise Sant´Ana, servidora da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), explanou sobre os estudos da psicologia positiva. Esta teoria foca nas potencialidades, motivações e qualidades das pessoas para fomentar a felicidade, o bem-estar e a performance, ao contrário da psicologia tradicional, que foca nos problemas e fragilidades.

Nesse contexto, a palestrante instigou os ouvidores a pensarem em momentos nos quais se sentiram realizados e em seus melhores desempenhos no trabalho. “O que você fez de bom?”, questionou a psicóloga.

A servidora Rosângela Pereira Rodrigues, da Ouvidoria da Polícia Judiciária Civil, lembrou das qualificações que já fez para aprender a lidar com pessoas. Também se recordou de quando a Ouvidoria localizou uma mãe que estava desaparecida há anos dos filhos.

O ouvidor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Concélio Ribeiro, mencionou a perseverança como fator positivo em sua atuação profissional. Persistência em buscar junto aos setores técnicos da Sema as respostas para as demandas do cidadão, bem como procurar atender o mais rápido possível.

A psicóloga mencionou uma pesquisa a qual constatou que para cada 25% de estresse, ansiedade e irritação vivenciados, é preciso gerar 75% de emoções positivas, como alegria, serenidade, motivação, entusiasmo, gratidão e amor, para potencializar o bem-estar e a produtividade.

Teorias ligadas à psicologia positiva afirmam que a felicidade está baseada em três fatores: genética (50%), circunstâncias de vida (10%) e atividades intencionais (40%). “Ou seja, a ciência já comprovou que 40% da felicidade é responsabilidade de cada um”, comentou a palestrante.

Nesse esforço voluntário, a felicidade deve ser cultivada diariamente. Para tanto, é preciso conhecer e aplicar as forças pessoais ligadas à sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência, assim como desenvolver habilidades como o otimismo.

“O otimismo afeta o nosso estado mental de tal forma que melhora o nosso desempenho. Quem não tem essa habilidade, pode desenvolvê-la sim, mediante a descoberta de novas formas de pensar”, comentou a palestrante.

O secretário-adjunto de Ouvidoria Geral e Inteligência da CGE, Christian Pizzatto de Moura, destacou o empenho da Rede de Ouvidores do Governo de Mato Grosso em atender com rapidez e resolutividade as demandas da população. “Temos alcançado bons números e conseguido resolver grandes problema do cidadão. Vamos seguir neste caminho, sobretudo porque a Lei Federal nº 13.460/2017, que fixa normas para participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos, está prestes a ser regulamentada no Estado”, disse.

Acesse aqui a galeria de fotos da palestra.

content_copyClassificado como